Google anuncia criação de Centro de Inteligência Artificial em Paris

Google vai criar Centro de Inteligência Artificial em Paris para as áreas da Saúde, Ciência, Ambiente e Arte. O novo Centro em Paris com o já existente em Zurique vai aumentar a capacidade de investigação da Google na Europa no domínio da Inteligência Artificial.

Google anuncia criação de Centro de Inteligência Artificial em Paris
Google anuncia criação de Centro de Inteligência Artificial em Paris. Foto: DR

Paris foi a cidade europeia escolhida pela Google para instalar o segundo Centro de Investigação de Inteligência Artificial na Europa, dado que a Google já possui um centro de investigação em Zurique, na Suiça. A Google possui também Centros no Canada e na China para além dos Estados Unidos.

O Centro de Inteligência Artificial de Paris vai dedicar-se a investigação sobre aprendizagem automática, linguagem e capacidade de visão de computador com aplicação nas áreas da saúde, ciência, ambiente e arte, para isso está previsto o recrutamento de centenas de engenheiros. A Google considera empregar em França mil técnicos.

Sundar Pichai, CEO da Google, escreveu que a opção pela França deve-se ao país possuir “todos os recursos para ter sucesso”, com “engenheiros de qualidade, excelentes empresários, um dos melhores sistemas educacionais do mundo, grandes infraestruturas e empresas globais de sucesso”

A Google emprega atualmente em França cerca de 120 engenheiros e vários investigadores que estão a trabalhar em Inteligência Artificial com aplicação no Google Chrome e em aplicações do YouTube.

Paris dispõe atualmente de um Centro de Inteligência Artificial da empresa Facebook que de acordo com o anunciado pela empresa deverá duplicar o número de engenheiros até 2022 e reforçar o investimento em 10 milhões de euros.