Gordura castanha pode ajudar a melhorar as taxas de sobrevida ao cancro

Gordura castanha (tecido adiposo castanho) oferece benefícios para a saúde como taxas mais baixas de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta e melhora as taxas de sobrevida ao cancro.

Gordura castanha pode ajudar a melhorar as taxas de sobrevida ao cancro
Gordura castanha pode ajudar a melhorar as taxas de sobrevida ao cancro. Foto: Rosa Pinto

A gordura castanha ou designado tecido adiposo castanho não está ligada à perda de peso corporal e à perda de massa muscular associada ao cancro, uma condição comum conhecida como caquexia. A conclusão é de um novo estudo conjunto da Universidade Rockefeller e do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, em Nova Iorque, EUA.

Os investigadores descobriram uma tendência sugerindo que a gordura castanha, ou tecido adiposo castanho, pode ajudar a melhorar a sobrevida em pessoas com cancro. Os resultados do estudo foram no American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism.

Como refere o estudo, o tecido adiposo castanho está ligado a taxas mais baixas de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta. No entanto, alguns estudos de cancro, em ratos, sugerem que a gordura castanha pode levar à caquexia (uma condição médica que causa extrema perda de peso e de massa muscular).

A equipa de investigação estudou mais de 14.000 adultos com 18 anos ou mais de junho de 2009 a março de 2018, para verificar o que acontecia nas pessoas. Os investigadores excluíram as pessoas com mais de um diagnóstico de cancro ou com cancro não estagiável, além de outros fatores.

Mais de 8.600 pessoas envolvidas no estudo foram identificadas como tendo caquexia com base no índice de massa corporal e um diagnóstico anterior de caquexia dentro de 12 meses após o diagnóstico de cancro, números que são consistentes com estudos anteriores.

Os investigadores verificaram que os participantes com caquexia eram mais propensos a serem mais velhos e do sexo masculino, e que tinham uma maior percentagem de perda de peso e que além disso eram atuais fumadores. Eles também ocorria mais asiáticos ou negros. Por fim, a caquexia foi mais prevalente em participantes com cancro de cabeça e pescoço, cérebro e trato gastrointestinal superior.

Os investigadores relataram uma “prevalência significativamente menor de caquexia” em pessoas que tinham gordura castanha em comparação com as que não tinham gordura castanha.

Para testar ainda mais as associações específicas do cancro, os investigadores analisaram os locais do tumor de 100 pessoas com cancro da mama, brônquio e pulmão e cancro do sangue que também tinham gordura castanha no corpo.

“A gordura castanha está ligada a um amplo espectro de benefícios à saúde em humanos”, referiu Paul Cohen, da Universidade Rockefeller e principal autor do estudo, e concluiu: “Esperamos que as nossas descobertas aumentem o interesse no estudo da gordura castanha e aproveitem os seus benefícios para a saúde em pacientes com e sem cancro”.