Governo anuncia 54,5 milhões de euros para valorização do interior do país

NORTE 2020 vai apoiar, com 54,5 milhões de euros, cinco Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos do interior do país, como: património cultural, rotas turísticas, infraestruturas termais, ecovias, passadiços e promoção de produtos locais.

Governo anuncia 54,5 milhões de euros para valorização do interior do país
Governo anuncia 54,5 milhões de euros para valorização do interior do país. Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Foto: © Rosa Pinto

Vão ser aplicados 54,5 milhões de euros em investimentos considerados “projetos-âncora” a implementar por instituições locais, como municípios, entidades intermunicipais e associações de desenvolvimento local, foi hoje anunciado em Vimioso em sessão pública presidida pela Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, no contexto da iniciativa “Governo Mais Próximo”.

Os Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) deverão incutir uma maior dinâmica na economia local das sub-regiões consideradas menos competitivas da região, mas cada PROVERE assume-se como um plano de marketing territorial para cada uma das cinco sub-regiões – “Alto Tâmega”, “Douro”, “Alto Minho, Cávado e Ave”, “Terras de Trás-os-Montes” e “Tâmega e Sousa e territórios de baixa densidade da AMP”.

As ações a desenvolver incluem a requalificação de património cultural, a promoção de rotas turísticas, a revitalização de infraestruturas termais, a aposta em ecovias e passadiços ou a promoção de produtos locais.

O reforço do financiamento das Estratégias PROVERE, inicialmente previsto de 34,5 milhões de euros, resulta de uma reprogramação das verbas do NORTE 2020 e da revisão em baixa atribuída a instrumentos financeiros de apoio a empresas e à revitalização urbana. Com este aumento de verbas, as instituições que participam nos PROVERE foram convidadas a ampliar o número de projetos-âncora para a sua sub-região, devendo formalizar essa ampliação até 30 de junho com respetivo pedido de apoio.