Governo aprova aumentos para Administração Pública

O Decreto-Lei que atualiza a base remuneratória da Administração Pública foi hoje aprovado pelo Governo. Remunerações até ao nível 5 da tabela comum tem um aumento mensal de 10,00 euros e 0,3% para as restantes remunerações.

Governo aprova aumentos para Administração Pública
Governo aprova aumentos para Administração Pública. Foto: © Rosa Pinto

O Governo aprovou, hoje, um aumento da massa salarial em torno dos 3%, as despesas com pessoal são reforçadas em 854 milhões de euros, em 2020, o equivalente a um aumento de 3,8% face a 2019.

O acréscimo remuneratório vai resultar, numa primeira fase, “no impacto das medidas relativas ao descongelamento das carreiras, que se sentirá de forma significativa até 2020, do aumento do emprego público promovido nos últimos anos e do efeito extraordinário da reposição do tempo em algumas carreiras, que se concluirá em 2021”.

Os trabalhadores que aufiram a base remuneratória da Administração Pública ou com valor da remuneração base mensal até ao valor do montante pecuniário do nível 5 da Tabela Remuneratória Única vão ter, em 2020, uma atualização salarial de 10,00 euros e os restantes remunerações vão ter uma atualização de 0,3%. Todas as atualizações são retroativas a 1 de janeiro de 2020.