Governo cria Agência de Investigação e Inovação Biomédica

Agência de Investigação e Inovação Biomédica é criada pelo Governo envolvendo um investimento de 15 milhões de euros até 2023. A agência compreende uma parceria entre o setor do estado, FCT e o Infarmed, e o setor privado Health Cluster e Apifarma.

Manuel Heitor, Ministro da Ciência e do Ensino Superior
Manuel Heitor, Ministro da Ciência; Tecnologia e do Ensino Superior. Foto: DR

Governo aprovou hoje, 15 de fevereiro, diversas iniciativas nos domínios da investigação clínica, nomeadamente um Decreto-Lei que tem com objetivo reforçar o apoio aos centros académicos clínicos.

O Decreto-Lei prevê a reunião “de unidades de cuidados de saúde, centro de I&D biomédica e escolas médicas e de saúde, com regime jurídico próprio e procedimentos específicos de financiamento e avaliação”, para estimular “a investigação clínica em estreita interação com as unidades de cuidados de saúde”

Ainda na área da investigação clínica o Governo pretende o reforço das condições de financiamento da investigação clínica e de translação, e para isso criou a Agência de Investigação e Inovação Biomédica (AIIB), com financiamento partilhado entre o Estado (Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT e o Infarmed) e o sector privado (Health Cluster e Apifarma). O investimento previsto é cerca de 15 milhões de euros até 2023.

O Governo aprovou também “linhas orientadoras para uma nova unidade para o tratamento do cancro com base em tecnologias de protónica”, ou seja, por positrões ou terapia com radionuclídeos, “reorientando as instalações do antigo Instituto Tecnológico Nuclear em Loures para a área da saúde e física médica.”