Governo do Quebec quer táxis 100% elétricos

Reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas cidades é o objetivo do Programa de Apoio à Modernização da Indústria de Táxis do Quebec, lançado pelo Governo. O programa envolve um investimento até 2020 de 18 milhões de dólares canadianos.

Governo do Quebec quer táxis 100% elétricos
Governo do Quebec quer táxis 100% elétricos

Governo do Québec, no Canadá, lança Programa de Apoio à Modernização da Indústria de Táxis do Quebec, Com esta medida o Governo pretende reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas cidades.

O programa envolve um orçamento de 18 milhões de dólares canadianos para os anos 2018-2019 e 2019-2020 para financiar as três componentes do programa: apoio à aquisição de táxis elétricos e eficiência energética, desenvolvimento de tecnologia e a criação de uma imagem de marca. O montante para apoio à aquisição de veículos 100% elétricos para serviço de táxi é de 8 milhões de dólares. O programa inclui ainda apoio à instalação de postos de carregamento elétricos.

O Quebec tem mais de 8.000 táxis em circulação, incluindo cerca de 4.000 em Montreal. O setor de transportes produz 43% das emissões de emissões de gases de efeito estufa no Quebec.

O Governo garante um apoio financeiro de 8 mil dólares canadianos (cerca de 5. 360 euros) na colocação em serviço de táxi de um veiculo totalmente elétrico e de 3 mil dólares canadianos (cerca de 2.000 euros) de um veículo híbrido recarregável.