Grilo-doméstico autorizado para alimentação humana na União Europeia

Grilos-domésticos podem ser comercializados no mercado europeu para alimentação humana, inteiros, congelados ou desidratados, e em pó. É o terceiro inseto autorizado pela Comissão Europeia como ingrediente alimentar.

Grilo-doméstico autorizado para alimentação humana na União Europeia
Grilo-doméstico autorizado para alimentação humana na União Europeia. Foto: CC/wikipedia

A Comissão Europeia autorizou a comercialização do grilo-doméstico (Acheta domesticus) como novo alimento no mercado da União Europeia (UE). O grilo passa a ser o terceiro inseto aprovado para consumo, depois das gafanhotos-migratórios aprovados em novembro de 2021 e das larvas de tenébrio (larva-da-farinha) desidratadas autorizadas em julho do mesmo ano.

Os grilos-domésticos deverão ser disponibilizados inteiros – congelados ou desidratados – e em pó. A autorização agora aprovada vem na sequência de uma avaliação rigorosa pela Agência Europeia para a Segurança dos Alimentos, que concluiu que o consumo deste inseto é seguro.

Os produtos que contêm este novo alimento deverão ser devidamente rotulados e assinalar quaisquer potenciais reações alérgicas.

Nos últimos anos, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura concluiu que os insetos são uma fonte alimentar nutritiva e saudável, com elevado teor de gordura, proteínas, vitaminas, fibras e minerais.

Além disso, os insetos constituem uma parte substancial da dieta diária de centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

Na Estratégia do Prado ao Prato, os insetos são identificados como uma fonte alternativa de proteínas que podem facilitar a transição para um sistema alimentar mais sustentável.