Guerra no Líbano já provocou mais de 1,1 milhão de pessoas deslocadas

Guerra no Líbano já provocou mais de 1,1 milhão de pessoas deslocadas
Guerra no Líbano já provocou mais de 1,1 milhão de pessoas deslocadas

No Líbano, o Ministério dos Assuntos Sociais, indicou que em 4 de maio, mais de 1,1 milhão de pessoas estava deslocada, incluindo 124.231 que estavam em 625 abrigos. Deslocação de pessoas devido sobretudo aos bombardeamentos de Israel contra o sul do Líbano.

Depois de ter sido noticiado de que a partir de 16 de abril de 2026 entraria em vigor um cessar-fogo de 10 dias entre Israel e Líbano e em 23 de abril, o presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que o cessar-fogo seria prorrogado por mais três semanas, as hostilidades continuaram em diversas áreas do sul do Líbano.

Entretanto, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (Agência conhecida pela sigla UNRWA) indicou que mantinha em funcionamento em 5 de maio uma resposta programática e operacional, sustentada:

Os stocks de itens não alimentares, incluíam 1.099 colchões, 4.796 travesseiros, 9.500 copos plásticos, 1.100 galões, 219 extintores de incêndio, 2.190 coletes à prova de balas, 55 fogões a gás, 154 panelas, diversos utensílios e equipamentos de cozinha e 290.000 folhas de alumínio. Grande parte desses suprimentos está pré-posicionada nos armazéns descentralizados da UNRWA próximos aos abrigos.

Operacionais estavam 21 dos 26 centros e clínicas de saúde primária da UNRWA em todo o Líbano. Devido à situação de segurança, cinco clínicas permaneciam fechadas, nomeadamente em Adloun, Shabriha, Maashouk, Qasmieh e Kfar Badda.

A farmácia central da Agência UNRWA continuava a distribuir medicamentos para todas as clínicas em funcionamento.

Desde o início da emergência, a UNRWA indicou que realizou 113.591 consultas médicas nas clínicas operacionais, sendo 11.561 de pessoas deslocadas e 102.030 de pessoas não deslocadas. Outras 1.896 consultas foram realizadas nos dois abrigos de emergência da UNRWA, e que até 5 de maio, não foram relatados surtos de doenças nos abrigos.

Na data de 5 de maio, todas as 60 escolas da Agência UNRWA estavam em funcionamento, sendo 38 com aulas presenciais e 22 com aulas remotas. No mesmo dia, os alunos do 9º e 12º ano da Escola Beit Jala, na área de Saída, retomaram as aulas presenciais. As taxas de frequência eram de 91% para o ensino presencial e de 64% para o ensino remoto.

Até 5 de maio, um total de 483 crianças estavam registadas nos abrigos da UNRWA, sendo 219 meninos e 264 meninas.

Desde o início da emergência, as equipes de Serviço Social da UNRWA forneceram apoio psicossocial e realizaram atividades de conscientização para 1.276 pessoas deslocadas internamente, incluindo 973 mulheres e 303 homens.