Hospitais do SNS recebem reforço de 84 milhões de euros

Governo reforça em 84 milhões de euros os Hospitais do Serviço Nacional de Saúde, para aumentar a capacidade de resposta em cuidados de saúde às populações e reduzir a dívida dos hospitais.

Hospitais do SNS recebem reforço de 84 milhões de euros
Hospitais do SNS recebem reforço de 84 milhões de euros. Foto: Rosa Pinto

Um novo reforço de 84 milhões de euros é atribuído pelo Governo aos hospitais para que estes possam iniciar um novo ano com uma situação financeira mais robusta e assim, melhor preparados para dar respostas de saúde aos cidadãos, indica comunicado do Gabinete da Ministra da Saúde.

Um reforço que se junta aos anteriores com o objetivo de apoiar a regularização de pagamentos, realizados em agosto e no início de dezembro de 2021. Com este novo reforço o ano de 2021 torna-se no ano em que houve um maior reforço para pagamento de dívida, ou seja, de 1.064 milhões, que é cerca do dobro do reforço que foi realizado em 2020, que foi de 560 milhões de euros.

Em 2021, também se registaram aumentos de capital para apoiar investimentos dos hospitais e Administrações Regionais de Saúde, no montante de mais de 150 milhões. Um investimento adicional que o Ministério da Saúde indica que é feito para preparar as entidades de saúde e apoiar um ano de grande recuperação de atividade assistencial.

Até novembro, os hospitais do Serviço Nacional de Saúde tinham realizado o maior número de consultas e cirurgias de sempre: mais de 11,5 milhões de consultas médicas, o que é mais 12% do que no período homólogo de 2020, e mais de 654 mil intervenções cirúrgicas, ou seja, mais 23,5% do que em 2020.