I.D. é o elétrico da Volkswagen com 600 km de autonomia

Volkswagen arranca em definitivo na área dos carros 100% elétricos. O modelo de conceito é o I.D. que fez estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel em Paris, no passado mês de outubro.

I.D. é o elétrico da Volkswagen com 600 km de autonomia
I.D. é o elétrico da Volkswagen com 600 km de autonomia. Foto: © DR

A produção de carros elétricos terá inicio em 2020, criando uma nova geração de veículos inovadores, referiu Herbert Diess, Presidente da Volkswagen, que acrescentou que “todos os veículos vão ser baseados numa nova arquitetura especialmente e exclusivamente desenvolvida para veículos elétricos”.

O modelo Volkswagen I.D., já apresentado em Paris, representa uma nova era de veículos totalmente elétricos, de condução autónoma e conectados.

I.D. vai ser o primeiro Volkswagen no mercado a ser baseado no ‘Modular Electric Drive Kit’, um veiculo elétrico compacto a partir do qual a Volkswagen pretende produzir uma gama de modelos. O I.D. vai ter um motor elétrico de 125 kW / 170 PS e oferecer uma autonomia até 600 quilómetros, a “um preço comparável ao do atual modelo Golf”.

O Volkswagen I.D. apresenta uma linguagem de design completamente nova para veículos elétricos de classe compacta, e o conceito de ‘Espaço Aberto’ foi implementado pela primeira vez no interior. É ligeiramente mais curto que um Golf, mas oferece o espaço de um Passat. O ‘generoso’ espaço é conseguido devido à nova arquitetura mecânica, com motor elétrico no eixo traseiro e a bateria no piso do veículo, o que permite mais espaço e flexibilidade.

A chave tradicional é substituída no Volkswagen I.D. por um aplicativo de smartphone, que funciona como ‘Chave Digital’, para abrir o carro e iniciar o motor. A Volkswagen vai introduzir o conceito de ‘Volkswagen ID’, onde cada utilizador terá um perfil individual que inclui diversas informações como sejam as configurações pessoais do assento, controle do ambiente, as estações de rádio favoritas, os níveis preferidos do áudio, contactos de amigos e parceiros de negócios, assim como a configuração do sistema de navegação. Um perfil que é armazenado num sistema designado por ‘Volkswagen Automotive Cloud’.

O I.D. é o conceito da nova estratégia Volkswagen para a próxima geração de veículos elétricos e que se baseia em quatro campos de inovação:

• Sustentabilidade Inteligente, em que a Volkswagen irá desenvolver modelos inovadores de carros elétricos de grande volume;
• Condução Autónoma, com carros ainda mais seguros e mais confortáveis;
• Usabilidade intuitiva, em que a operação apresenta conceitos de exibição e controle;
• Comunidade conectada, em que os veículos irão interconectar com os seres humanos, com outros carros e com o meio ambiente através do ID do utilizador do Volkswagen.

A Volkswagen indica que em 2025 o veículo será totalmente autónomo.