Imagem de Nossa Senhora de Fátima em visita ao Panamá tem encontro com Papa

Na visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ao Panamá de 21 a 29 de janeiro por altura da Jornada Mundial da Juventude, há um encontro com o Papa Francisco, que também tem deslocação marcada para o Panamá.

Imagem de Nossa Senhora de Fátima em visita ao Panamá tem encontro com Papa
Imagem de Nossa Senhora de Fátima em visita ao Panamá tem encontro com Papa. Foto: © Rosa Pinto

A Imagem Peregrina Nº1, do Santuário de Fátima vai estar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá, de 21 a 29 de janeiro, um momento que permite aos jovens de todo o mundo que participam na Jornada rezar junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima.

O encontro mundial de jovens vai realizar-se na cidade do Panamá, e decorre pela primeira vez na América Central, com o tema ‘Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38) – um tema que foi escolhido pelo Santo Padre.

Depois de mais de meio século de peregrinação, em que a Imagem visitou 64 países dos vários continentes, alguns deles por diversas vezes, a Reitoria do Santuário de Fátima entendeu que a Imagem não deveria sair do Santuário, a não ser por alguma circunstância extraordinária.

No dia 8 de dezembro de 2003, solenidade da Imaculada Conceição, a Imagem foi entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, tendo sido colocada numa coluna junto do altar-mor. A Imagem voltou a sair no dia 12 de maio de 2014, primeiramente para uma visita às comunidades religiosas contemplativas existentes em Portugal, que decorreu até ao dia 2 de fevereiro de 2015, e depois a todas as dioceses portuguesas, de 13 de maio de 2015 a 13 de maio de 2016. Esteve ainda no Santuário de San Giovanni Rotondo em Itália, e no Patriarcado de Lisboa para a iniciativa Terço Vivo, em 2003.

O Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, confiou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019 Panamá à Virgem de Fátima, em pleno ano do Centenário das Aparições, aquando da visita da Imagem Peregrina Nº2.

Do programa agora apresentado, surgem momentos celebrativos, visitas a um hospital e a uma prisão, encontros com o clero e com o Papa Francisco que na mesma altura vai estar presente na Jornada Mundial da Juventude, no Panamá.

No dia 21 de janeiro, pelas 19h05, hora local, está prevista a chegada ao Panamá, Aeroporto Internacional de Tocumen, onde está agendada uma cerimónia de acolhimento. Pelas 21h00 a Imagem Peregrina será entronizada na Igreja de Lourdes, Carrasquilla. Segue-se uma vigília de adoração que termina com uma missa às 6h30 do dia 22 de janeiro.

No dia 22 de janeiro a Imagem vai estar na missa da abertura do Parque da Juventude, presidida pelo Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa. Em seguida, os jovens poderão participar nos momentos de oração agendados: adoração eucarística; hora de reparação ao Sagrado Coração de Maria e Jesus; rosário meditado.

Na noite do mesmo dia 22 de janeiro, está prevista uma procissão a começar na Tenda do Encontro até à Capela María Auxiliadora. A Virgem Peregrina regressa à Tenda do Encontro duas horas depois, onde está prevista uma vigília de oração com adoração ao Santíssimo Sacramento dinamizada pelas Irmãs de Madre Teresa de Calcutá e pela Polícia Nacional, rosário e missa.

No dia 23 de janeiro, a Imagem Peregrina vai estar no Centro Penitenciário em visita às reclusas. Durante a tarde, estão previstos vários momentos de oração na Tenda do Encontro, Parque da Juventude. Nessa noite está marcada uma procissão até à Igreja de Guadalupe. Após este ato, a noite será de oração na Tenda do Encontro.

No dia 24 de janeiro, de manhã, a Imagem Peregrina estará no Estádio Maracaná, Chorrillo, onde vão estar os jovens a participar nas catequeses agendadas. Nessa noite a Virgem irá em procissão à Igreja de San Francisco de la Caleta.

No dia 25 de janeiro decorre a oração de forma mais intensa na Tenda do Encontro no Parque da Juventude. E estão previstos vários momentos celebrativos ao longo de todo o dia.

No dia 26 de janeiro, a Imagem Peregrina é levada para a Sede dos Atos Centrais – Sede S. João Paulo II, no Metro Park, para que os bispos e cardeais possam orar junto de Nossa Senhora de Fátima. E de acordo com o programa, está previso que o Santo Padre pelas 18h00 na Cidade do Panamá (23h00 em Lisboa) participe numa vigília de oração e encontro com os jovens, seguida de procissão.

No dia 27 de janeiro, à tarde, está agendada uma visita à Igreja do Santuário Nacional del Corazón de María, onde a Imagem será entronizada.

No dia 28 de janeiro, a imagem da Virgem de Fátima vai estar no Hospital Oncológico Nacional, e ainda nesse dia a Imagem será entronizada na Igreja de Fátima del Chorrillo.

No dia 29 de janeiro, às 16h00, no Aeropuerto Internacional de Tocumen, onde o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima vai presidir a uma missa de despedida de Nossa Senhora de Fátima e o seu regresso a Portugal.

Na mensagem que enviou aos jovens de todo o mundo no âmbito desta iniciativa, o Santo Padre falou “sim” de Nossa Senhora enquanto exemplo para o mundo atual: “A nossa vida só encontra sentido no serviço a Deus e ao próximo”.

“Há muitos jovens, crentes ou não crentes, que, no final dum período de estudos, mostram desejo de ajudar os outros, fazer algo pelos que sofrem. Esta é a força dos jovens, a força de todos vós, que pode transformar o mundo; esta é a revolução que pode desbaratar os ‘poderes fortes’ desta terra: a ‘revolução’ do serviço”, referiu ainda o Papa Francisco.

Numa mensagem de vídeo divulgada pela Sala de Imprensa do Vaticano, Francisco explicou que para estar ao serviço dos outros “não basta estar pronto para a ação, é preciso também entrar em diálogo com Deus, numa atitude de escuta, como fez Maria”.
Também o símbolo da JMJ 2019 faz alusão a Nossa Senhora. Na imagem, estão representados o istmo do país, o Canal do Panamá, a Cruz Peregrina e a imagem de Nossa Senhora com uma coroa de cinco pontos, indicando os cinco continentes. As figuras aparecem formando um coração.

Na primeira fase de inscrições, a Jornada Mundial da Juventude conta com mais de 210 mil inscritos, segundo dados oficiais da organização. O país com mais expressão é o Panamá com cerca de 33 mil inscritos. São 155 os países envolvidos até agora. Para auxiliar nas questões logísticas estarão ao serviço cerca de 37 mil voluntários.

Numa mensagem aos Cristãos do Panamá o Pe. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, falou da “muita alegria” que é enviar a “Imagem Peregrina mais importante” para este acontecimento.

“Esta Imagem Peregrina é única, é a primeira e a original, aquela que percorreu os vários continentes, aquela que deu várias vezes a volta ao mundo, mas desde o ano 2000 já não sai do Santuário. Essa Imagem foi nesse ano 2000 entronizada na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e só muito excecionalmente, em ocasiões muito importantes é que sai. Entendemos que este é um momento muito importante e que por isso justifica a saída desta Imagem Peregrina nº1, aquela que como eu dizia é para nós a mais importante das Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima”, explicou o reitor do Santuário, justificando ainda as JMJ 2019 como um “acontecimento eclesial de primeira importância”.

Segundo as palavras do Pe. Carlos Cabecinhas, há uma “clara consciência do quão importante é para toda a Igreja esta presença dos jovens juntos com o Santo Padre em oração, em reflexão, em convívio, em festa”.

Por outro lado “sabemos o quanto a devoção a Nossa Senhora está desde a origem das jornadas mundiais da juventude ligada a este acontecimento. Sabemos o quão devoto era a Nossa Senhora o Papa S. João Paulo II, e por isso muito naturalmente, quando ele criou as jornadas mundiais da juventude, deu-lhe desde inicio um cunho mariano, e por isso este era também motivo mais que suficiente para o envio de uma Imagem para nós tão importante”.

Este envio, “é uma forma de exprimirmos a união na oração neste acontecimento”, concluiu o Reitor do Santuário de Fátima.