Imunoterapia mais quimioterapia melhora sintomas de cancro do pulmão avançado

Terapia que combina o medicamento cemiplimab mais quimioterapia de platina melhora e prolonga a vida de pacientes de cancro do pulmão avançado. Ensaio clínico de fase 3 revela múltiplos benefícios da imunoterapia mais quimioterapia de platina.

Imunoterapia mais quimioterapia melhora sintomas de cancro do pulmão avançado
Imunoterapia mais quimioterapia melhora sintomas de cancro do pulmão avançado. Foto: © Rosa Pinto

A combinação de fármacos de cemiplimab mais quimioterapia de platina pode prolongar a sobrevida em pacientes com cancro do pulmão avançado quando comparada com o uso apenas quimioterapia de platina, revelou um ensaio clinico recente, cujos resultados já foram publicados na revista CANCER, da American Cancer Society.

O ensaio EMPOWER-Lung 3 multinacional de fase 3 mostrou que a adição de cemiplimab à quimioterapia à base de platina foi associada a uma melhora da sobrevida em pacientes com cancro do pulmão de células não pequenas em estágio avançado em comparação com o uso apenas de quimioterapia.

Como a qualidade de vida também é um parâmetro importante para o benefício do tratamento, os investigadores examinaram como o cemiplimab mais platina afetou os sintomas em comparação com a quimioterapia isolada.

Os pacientes que receberam cemiplimab mais quimioterapia experimentaram melhorias significativas na dor, dispneia, constipação, náuseas e vómitos, em comparação com aqueles que receberam um placebo mais quimioterapia. Os pacientes que receberam cemiplimab também tiveram um atraso significativo na deterioração clinicamente significativa dos sintomas, incluindo tosse, hemoptise e disfagia.

“As descobertas apoiam o conceito de que a eficácia superior e o perfil de segurança favorável do cemiplimab mais quimioterapia traduzem-se em melhores resultados relatados pelo paciente em comparação com a quimioterapia isolada em pacientes com cancro do pulmão de células não pequenas avançado”, referiu Tamta Makharadze, do LTD High Technology Hospital Med Center em Batumi, Geórgia, EUA.