Indústria de videojogos cresce no Canadá

Canadá tem mais de 472 estúdios de produção de videojogos que empregam mais de 20 mil especialistas, e é um dos grandes produtores de videojogos do mundo. Na Gamescom os canadianos estiveram presentes com 50 empresas de produção de videojogos.

Gamescom
Gamescom. Foto: DR

O Canadá é um dos líderes mundiais no setor de videojogos. Uma indústria que conta com 472 estúdios nas principais cidades do país, e que emprega cerca de 20.000 canadianos, movimentando mais de 3 mil milhões de dólares, todos os anos, na economia canadiana.

O talento criativo dos canadianos esteve em destaque na Gamescom, a segunda maior feira de videojogos do mundo que decorreu de 21 a 26 de agosto em Colónia, na Alemanha. Uma significativa delegação de designers canadianos participou na feira, tendo sido chefiada por Sean Casey, Secretário Parlamentar do Ministro do Património do Canadá.

O Canadá é o maior produtor de videojogos per capita do mundo e um dos maiores exportadores mundiais de videojogos. Na Gamescom, o Canadá mostrou o dinamismo de criadores e empresários que fortalecem o comércio e aumentam a capacidade de exportação através do aumento de competitividade no cenário internacional.

Na Gamescom, o Canadá esteve presente com mais de 50 empresas que promoveram os seus produtos e serviços junto de 350 mil visitantes de todo o mundo, estabeleceram novas parcerias e atraíram investidores. A Gamescom, a maior feira europeia da indústria de videojogos, contou este ano com 877 expositores de mais de 50 países, incluindo 30.500 representantes da indústria e mais de 5.000 jornalistas.

O governo do Canadá tem vindo a apoiar o setor, dado que reconhece que os videojogos têm um enorme potencial no crescimento económico, fomentando a presença das empresas no cenário cultural internacional, com o objetivo de expandir o mercado e abrir outros mercados de oportunidades para as indústrias criativas canadianas.

A indústria de videojogos é considerada um setor que contribuiu fortemente para o crescimento inclusivo, a criação de emprego e a consolidação da classe média. O Governo do Canadá apoiou durante o ano fiscal 2015-2016 a produção de 30 projetos de videojogos, com um investimento de 19 milhões de dólares.