Infeções pela variante indiana do coronavírus crescem no Reino Unido

Novos casos de Covid-19 no Reino Unido são, em 90%, causados pela variante indiana. Esta variante apresenta uma taxa de transmissão 60% superior à variante alfa (inglesa). O Public Health England indica que a delta não apresenta maior grau de gravidade.

Infeções pela variante indiana do coronavírus crescem no Reino Unido
Infeções pela variante indiana do coronavírus crescem no Reino Unido

No Reino Unido, dados do Public Health England (PHE), indicam que mais de 90% dos novos casos de COVID-19 são da variante Delta (indiana), que continua a mostrar uma taxa de crescimento significativamente maior em comparação com a variante Alfa (inglesa).

Uma nova análise do PHE sugere que a variante Delta está associada a um maior risco de transmissão, aproximadamente 60% em comparação com a variante Alfa. As taxas de crescimento das infeções pela variante Delta são altas em todas as regiões do Reino Unido, com estimativas regionais de duplicação de casos a variar de 4,5 dias a 11,5 dias

No entanto, o aumento de casos de infeção pela variante delta não se está a traduzir num igual aumento de hospitalizações. Os dados do PHE sugerem que o programa de vacinação continua a mitigar o impacto da variante delta em populações que já tomaram as duas doses de vacina Covid-19.

Jenny Harries, diretora-executiva da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, referiu: “Com o número de casos da variantes Delta a aumentar em todo o país, a vacinação é nossa melhor defesa”.

A especialista indicou que “embora a vacinação reduza o risco de doença grave, ela não o elimina. Com dados a mostrar que a variante Delta é significativamente mais transmissível do que a variante Alfa, por isso é tão importante seguir os conselhos de saúde pública, que não mudaram. Vacine-se, trabalhe em casa, onde possa e lembre-se das ‘mãos, rosto, espaço, ar fresco’ em todos os momentos. Essas medidas funcionam e salvam vidas.”