Inovação na agricultura e novos hábitos de consumo na AgroIN 2019

Economia circular, floresta conectada, insetos na alimentação e modas nutricionais são alguns dos temas da AgroIN, organizada pela IFE by Abilways, que decorre a 10 de abril na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

Inovação na agricultura e novos hábitos de consumo na AgroIN 2019
Inovação na agricultura e novos hábitos de consumo na AgroIN 2019. Foto: © Rosa Pinto

Agricultores, especialistas, empresários e gestores debatem, na AgroIN, a produtividade, a rentabilidade e as últimas tendências do ponto de vista da inovação, eficiência, tecnologia e sustentabilidade nas explorações agrícolas e agroindustriais.

A AgroIN, que decorre a 10 de abril, no auditório da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, vai também debater as modas nutricionais e as preferências dos consumidores que estão a influenciar o mercado agroalimentar.

O encontro anual, organizado pela IFE by Abilways, que já vai na 6º edição, pretende mostrar que “SMART é muito mais do que tecnologia” e que a inovação pode ir além da tecnologia ou da agricultura de precisão, passando também por soluções diferenciadoras para os desafios cada vez mais estimulantes dos agronegócios.

Oradores especializados, provenientes de entidades académicas e empresas de produção, distribuição e transformação de produtos agroalimentares, vão abordar, no encontro, estudos de caso de sucesso e variados temas relacionados com o setor.

Um mercado em evolução e novos players

Do programa destaca-se “a reflexão sobre como os novos consumidores, os novos hábitos de consumo e as modas nutricionais estão a alterar o mercado agroalimentar”. Um tema que o Chef João Rodrigues, do restaurante Feitoria, e André Silva, da Mercadona, que abrirá a sua primeira loja em Portugal em julho de 2019, vão abordar, em conjunto com Gonçalo Andrade, da Portugal Fresh, Catarina Pinto, da Vieira de Almeira Advogados, e Rita Santos, da Comida Independente.

Rui Rosa Dias, do IPAM Porto, vai tratar, entre outras, as questões ligadas às novas tendências agroalimentares, como a agricultura biológica e a opção dos consumidores pelo comércio local.

Insetos na alimentação animal. E na humana?

A produção de insetos e de produtos derivados para o consumo humano e animal é um tema cada vez mais atual, com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) a fazer recomendações de sustentabilidade neste sentido. O setor está a crescer a nível nacional e internacional e pode surgir nova legislação europeia já este ano. Daniel Murta, fundador da Entogreen e membro da Portugal Insect, vai abordar a produção de insetos para a alimentação animal e fertilizantes, com referência também à produção de insetos para a alimentação humana.

Floresta 4.0: Floresta de precisão inteligente

As preocupações sobre o futuro da Floresta permanecem um tema central no AgroIN. Uma floresta conectada, sistemas colaborativos, sensores múltiplos, realidade aumentada, robótica, big data e comunicação em tempo real são algumas das soluções que podem integrar o futuro da floresta, a serem abordados por Jorge Leite da Cunha, do Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science.

Economia Circular e Sustentabilidade: estudos de caso

A economia circular na indústria agroalimentar será referida através do estudo de caso de um programa pioneiro na vitivinicultura alentejana, por João Barroso, da Comissão Vitivinicola Regional Alentejana, Helena Ferreira, da Adega Cooperativa Borba, e Clara Roque do Vale, da Monte da Capela. As reduções de CO2 estão também em análise, através do caso prático do futuro das explorações liteiras, por David Fangueiro, do Instituto Superior de Agronomia. E João Silva, da Cooperfrutas, tem a seu cargo abordar a experiência desta Organização de Produtores em eficiência, economia circular e compostagem.

Na AgroIN 2019, João Vasconcelos Porto, da Sogrape, e Felisbela Torres de Campos, da Syngenta, vão também abordar a intensificação sustentável, a eficiência energética, a agricultura de conservação e outros caminhos sustentáveis.