Intervenção israelita em Gaza já matou mais de 33.360 palestinianos

Intervenção israelita em Gaza já matou mais de 33.360 palestinianos
Intervenção israelita em Gaza já matou mais de 33.360 palestinianos. Foto: © UNRWA/arquivo

Bombardeamentos e ataques israelitas bem como atividades de confronto com grupos de palestinianos armados continuam a ser relatados na Faixa de Gaza.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde de Gaza indicam que nas últimas 24 horas mais 153 palestinianos foram 153 mortos e mais 60 feridos.

Os números relatados com base em informações hospitalares podem ser maiores dado que diversos corpos de palestinianos continuam debaixo dos escombros e nas estradas, dado que as equipas de ambulância de socorro e defesa civil não conseguem recolhe-las.

Assim, a intervenção israelita, desde 7 de outubro de 2023, já fez pelo menos 33.360 vítimas mortais palestinianas e pelo menos 75.993 feridos palestinianos.

A situação em toda a Faixa de Gaza é de catástrofe humanitária grave, onde a fome é estrema e as doenças se disseminam a grande velocidade.

Mais de um milhão e duzentos mil palestinianos foram deslocados para sul, para Rafah, onde estão amontoados numa situação extremamente difícil, sem alimentação, abrigo e sem quaisquer condições de cuidados de saúde.

Para Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmou: “Esta vitória exige a entrada em Rafah e a eliminação dos batalhões terroristas de lá. Isso vai acontecer – há uma data.”

Governos e organizações internacionais, com destaque para os EUA e a União Europeia, que fizeram saber a Israel de não deve atacar Rafah dado a concentração de palestinianos deslocados forçados por Israel e que pode levar a um desastre em número de vítimas civis.

Mas Netanyahu afirmou: “Trabalhamos constantemente para alcançar os nossos objetivos, em primeiro lugar, a libertação de todos os nossos reféns e alcançar uma vitória completa sobre o Hamas”. Sendo que o Hamas continua a manter, desde 7 de outubro de 2023, 133 reféns dos 253 iniciais, depois de acordo de cessar-fogo que permitiu a libertação de muitos dos reféns.