Jornadas Europeias do Património 2019 com o tema “Artes Património Lazer”

De agosto a outubro decorrem na Europa as Jornadas Europeias do Património, e envolvem mais de 70 mil eventos. Em Portugal as Jornadas decorrem de 27 a 29 de setembro com um programa muito variado.

Jornadas Europeias do Património 2019 com o tema “Artes Património Lazer”
Jornadas Europeias do Património 2019 com o tema “Artes Património Lazer”. Foto: © Rosa Pinto

As Jornadas Europeias do Património 2019 decorrem de agosto a outubro e envolvem mais de 70 000 eventos culturais por toda a Europa. Uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Conselho da Europa desde 1999, que tem o apoio do programa Europa Criativa, e o tema de 2019 é “Artes Património Lazer”.

As Jornadas são o principal evento cultural participativo do continente europeu, e apresentam o valor do nosso património comum, salientando a necessidade de o conservar para as gerações atuais e futuras. O objetivo é sensibilizar para o património material e imaterial, que ajudou a moldar a cultura dos povos ao longo da história.

As atividades são várias, e incluem festivais, exposições, oficinas de artesanato, palestras e visitas guiadas. Mas também espetáculos de rua, concertos, teatros, cinemas, visitas a museus e redes sociais. O património artístico europeu subirá aos palcos regionais, nacionais e europeus.

Com todos os eventos, a iniciativa pretende promover a compreensão do passado, a fim de construir melhor o futuro. O Património envolve objetos e lugares, assim como os significados e usos que as pessoas lhes atribuem e os valores que eles representam. As Jornadas Europeias do Património desenvolvem e reforçam um sentido de apropriação e responsabilidade pelo Património, destacando os direitos humanos e a democracia.

As Jornadas Europeias do Património, que são organizadas pelos 50 Estados signatários da Convenção Cultural Europeia, destacam a diversidade de competências, tradições, estilos arquitetónicos e obras de arte a nível local, que constituem o património europeu comum.

Em Portugal, o evento assinala-se de 27 a 29 de setembro, com um programa diversificado e descentralizado.