José Moreira é o novo presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior

José Moreira substitui Mariana Gaio Alves como presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior. Novo líder coloca como prioridades, entre outras, luta contra a precaridade de docentes e investigadores, por melhores salários e revisão dos estatutos das carreiras.

José Moreira é o novo presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior
José Moreira é o novo presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior. Foto: DR

José Moreira, professor auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, foi eleito para presidir à direção do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESUP), para o biénio 2023-2025.

Para o novo presidente do SNESUP são prioridades para o mandato: lutar contra a precariedade laboral que atinge 43% dos docentes e, estima-se que 75% a 80% dos investigadores, e promover a valorização salarial, cujas perdas de poder de compra estão muito próximas de 30% nas últimas duas décadas.

Outras das prioridades são: “inverter o subfinanciamento crónico do setor, e nas instituições de ensino superior, e garantir condições de trabalho digno para todos” e “em paralelo, também, assegurar um mecanismo equitativo, escrutinável e claro de progressão nas carreiras, em particular o acesso às categorias intermédias e de topo de modo a cumprir a ratio estabelecidas nos estatutos de carreira, assegurando em simultâneo a renovação dos quadros por via do recrutamento externo.”

O novo presidente do SNESUP, citado em comunicado do sindicato, sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pela anterior direção e espera retomar em breve o processo negocial com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e referiu: “É urgente rever os estatutos das carreiras e também concretizarmos um regime jurídico-laboral para o setor privado e cooperativo, onde proliferam formas de contratação atípicas”.

José Moreira substitui Mariana Gaio Alves que vinha liderando o sindicato que representa os docentes do ensino superior e investigadores científicos. A nova direção do SNESUP é composta por 25 membros, e da qual fazem parte Teresa Summavielle, investigadora principal no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde e Raul Jorge, professor auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, como vice-presidentes.

José Moreira, 55 anos, é professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg), onde leciona desde 1999.

É doutorado em Química-Física pela Faculdade de Química da Universidade de Santiago de Compostela (2000). Possui mestrado em Química Orgânica Tecnológica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (1995) e licenciatura em Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (1991).

Conta com 20 anos de experiência sindical. Exerceu atividade como delegado sindical na Universidade do Algarve e membro da direção cessante do Sindicato Nacional do Ensino Superior.