Largo do Paço e Biblioteca Pública, em Braga, com imagens do 25 de Abril

Nas fachadas dos edifícios do Largo do Paço e da Biblioteca Pública, em Braga, a Universidade do Minho apresenta uma exposição de fotografias, em grande formato, de Alfredo Cunha, que retratam momentos da revolução de 25 de abril de 1974.

Largo do Paço e Biblioteca Pública, em Braga, com imagens do 25 de Abril
Largo do Paço e Biblioteca Pública, em Braga, com imagens do 25 de Abril. Foto: DR

A Universidade do Minho apresenta até final de maio uma exposição na fachada do Largo do Paço e da Biblioteca Pública, em Braga, que assinala os 45 anos da “Revolução dos Cravos”. A exposição é composta por 23 painéis de fotografias de Alfredo Cunha.

As fotografias de Alfredo Cunha, um jovem fotojornalista quando se deu a operação coordenada pelo Movimento das Forças Armadas, na manhã do dia 25 de abril de 1974, que seria o início do fim de quatro décadas de ditadura, acompanhou as colunas militares nos pontos-chave em Lisboa e eternizou retratos como o do capitão Salgueiro Maia, além de outros episódios marcantes da Revolução de Abril.

As fotografias em grande formato permitem agora recordar os momentos da revolução. Mas há ainda para ver, no hall junto ao salão medieval da Universidade do Minho, um slideshow com inúmeras fotos da altura do mesmo autor, ao som da música de Zeca Afonso.

Alfredo Cunha nasceu em 1953 em Celorico da Beira, Guarda. Começou a carreira em 1970 e veio a trabalhar nos principais jornais nacionais e em agências noticiosas. Foi fotógrafo oficial dos Presidentes da República António Ramalho Eanes e Mário Soares.

O fotojornalista recebeu a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique e vários prémios de fotojornalismo. Realizou diversas exposições individuais e coletivas, e organizou as exposições “Portugal Livre” e “Da Descolonização à Cooperação”, bem como publicou dezenas de livros, nomeadamente “Raízes da Nossa Força”, “Os Rapazes dos Tanques” ou o novo “25 de Abril, 45 Anos”.