Lente de contacto inteligente diagnostica e trata o glaucoma

Lente de contacto inteligente monitoriza e controla a pressão intraocular em pacientes com glaucoma. A lente possui sensor de medição eficaz dos níveis de pressão interocular e integrado a sistema flexível de administração do medicamento timolol.

Lente de contacto inteligente diagnostica e trata o glaucoma
Lente de contacto inteligente diagnostica e trata o glaucoma. Foto: Rosa Pinto

O glaucoma é uma doença ocular comum em que o nervo ótico não funciona bem devido ao aumento da pressão intraocular causado pelo bloqueio do canal de drenagem no olho. Esta condição restringe a visão periférica e pode levar em casos graves à perda da visão.

Os pacientes com glaucoma precisam de controlar os níveis de pressão intraocular durante toda a vida. O monitoramento automático e o controle da pressão intraocular nesses pacientes permite melhorar significativamente a sua qualidade de vida.

Uma equipa de investigação, da Pohang University of Science and Technology (POSTECH), na Coreia do Sul, desenvolveu uma lente de contacto inteligente combinando um sensor da pressão intraocular e um sistema flexível de administração de medicamentos para gerir a medição da pressão intraocular e a administração de medicamentos.

A equipa liderada pelos investigadores Sei Kwang Hahn e Tae Yeon Kim, do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais), da POSTECH, desenvolveu uma lente de contacto inteligente teranóstica sem fios para monitorar e controlar a pressão intraocular no glaucoma.

Lente de contacto inteligente diagnostica e trata o glaucoma
Lente de contacto inteligente diagnostica e trata o glaucoma. Foto: © POSTECH

A lente de contacto inteligente desenvolvida pela equipa de investigação possui um sensor pressão intraocular que utiliza nano fios ocos feitos de ouro. O sensor é integrado a um sistema flexível de administração de medicamentos, sistema de energia e comunicação sem fio e um chip de circuito integrado específico para a aplicação, tanto para monitora como para controlo da pressão interocular no glaucoma.

Dados do estudo publicados na Nature Communications indicam que o sensor da pressão interocular exibiu alta sensibilidade à tensão ocular, excelente estabilidade química e biocompatibilidade. Além disso, o sistema flexível de entrega de medicamentos pode fornecer a entrega sob pedido de timolol para controlo da pressão interocular.

Os investigadores demonstraram com sucesso que a lente de contacto inteligente teranóstica permitiu a medição da pressão interocular em tempo real e a quantidade apropriada de libertação de medicamento para corresponder ao grau de pressão interocular, em coelhos com glaucoma.

Espera-se que a nova lente de contacto inteligente possibilite um tratamento de glaucoma personalizado com máxima eficácia e mínimos efeitos colaterais. Além disso, o sistema de feedback também seria aplicável a vários dispositivos vestíveis além das lentes de contacto inteligentes.

“Esperamos que a comercialização precoce das recém-desenvolvidas lentes de contacto inteligentes teranósticas para diagnosticar e tratar a pressão intraocular de glaucoma proporcione a adesão dos pacientes com glaucoma”, referiu Sei Kwang Hahn.