Linha do Minho vai ser modernizada com fundos da União Europeia

Fundo de Coesão investe quase 68 milhões de euros na modernização da linha do caminho-de-ferro do Minho. O projeto inclui a eletrificação e a construção de quatro estações em Midões, Barroselas, Carreço e Carvalha, no troço entre Nine e Valença.

Linha do Minho vai ser modernizada com fundos da União Europeia
Linha do Minho vai ser modernizada com fundos da União Europeia. Foto: © Rosa Pinto

A União Europeia, através do Fundo de Coesão, vai investir quase 68 milhões de euros na modernização de um troço de 92 quilómetros, da linha ferroviária de via única do Minho, situada entre Nine e Valença.

O projeto faz parte da modernização do corredor ferroviário Porto-Valença-Espanha, que desempenha uma importante função na economia da região. A modernização da linha vai melhorar o conforto, a segurança e a fiabilidade da linha, reduzir o tempo de viagem em cerca de 10 minutos nos comboios internacionais, e apoiar o desenvolvimento do transporte intermodal através da ligação de nós importantes, como o Porto de Leixões, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e as plataformas logísticas.

Este investimento representa a segunda fase de um projeto de coesão no valor global de 125 milhões de euros. Esta segunda fase inclui a eletrificação da linha e a construção de quatro estações em Midões, Barroselas, Carreço e Carvalha, permitindo a passagem de comboios de mercadorias de maior dimensão. Esta obra deverá estar operacional em 2021.