Listas de colocação de professores já estão publicadas

Listas de colocação de 20 mil professores, para o ano letivo 2018/2019, foram hoje publicadas no portal da Direção-Geral da Administração Escolar. Com esta publicação o ME indica estarem criadas as condições para o arranque normal do ano escolar.

Edifício do Ministério da Educação
Edifício do Ministério da Educação. Foto: © Rosa Pinto

Em 2018 o Ministério da Educação (ME) realizou 7 concursos para professores: concurso interno antecipado, concurso externo ordinário, concurso externo extraordinário, concursos interno e externo do ensino artístico, mobilidade interna e contratação inicial.

O ME indicou que em 2018 foram vinculados cerca de 3.500 professores, um numero equivalente aos cerca de 3.500 professores que foram vinculados em 2017. Em dois anos o número de professores vinculados atinge um valor que nunca tinha sido alcançado antes.

Na mobilidade interna foram distribuídos cerca de 14.000 horários a docentes dos Quadros de Escola/Quadros de Agrupamento e dos Quadros de Zona Pedagógica (QA/QE e QZP), destes cerca de 11.000 em horários completos e cerca de 3.000 em horários incompletos, referiu em comunicado o ME.

O ME indicou ainda que na contratação inicial ficaram colocados perto de 6.000 docentes contratados, dos quais cerca de 3.000 em horários completos.

Neste contexto o ME lembrou que foram distribuídos horários completos e horários incompletos na mobilidade interna aos professores do quadro, e que esta circunstância explica a necessidade de contratar cerca de 3.000 professores externos para ocupar horários completos, apesar de terem sido vinculado aos quadros 7.000 professores nos últimos dois anos.

Com a publicação das listas ficaram hoje colocados 20.000 professores, listas que passam a partir de hoje a estarem disponíveis e, portanto, de acordo com o calendário previsto, a duas semanas do início das aulas, pelo que está assegurada a normalidade no arranque do ano letivo 2018/2019, referiu o ME.