Luís Arnaut eleito presidente da Associação Internacional de Fotodinâmica

Professor da Universidade de Coimbra foi eleito presidente da Associação Internacional de Fotodinâmica, com sede nos EUA. Luís Arnaut elege como prioridades a investigação em terapia fotodinâmica e uso para benefício dos doentes.

0
Luís Arnaut eleito presidente da Associação Internacional de Fotodinâmica
Luís Arnaut eleito presidente da Associação Internacional de Fotodinâmica. Foto: DR

Luís Arnaut, professor catedrático do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser eleito presidente da Associação Internacional de Fotodinâmica (International Photodynamic Association (IPA)), com sede nos Estados Unidos da América (EUA).

O português, que sucede no cargo a Tayyaba Hasan, professora de Fotomedicina da Harvard Medical School, referiu que esta eleição expressa “o reconhecimento do trabalho que tem sido feito em Portugal, e em particular no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, na investigação e desenvolvimento de novas soluções para terapia fotodinâmica do cancro, de perturbações cutâneas e de doenças infeciosas”.

Para o mandato, de dois anos, Luís Arnaut elegeu como prioridades “a formação de investigadores e clínicos em terapia fotodinâmica, a promoção das soluções clínicas já existentes para que possam chegar a mais pacientes, e o apoio científico a ensaios clínicos que resultem na aprovação da terapia fotodinâmica como primeira escolha terapêutica para o tratamento de mais doenças”, indica comunicado da Universidade de Coimbra.

A Associação Internacional de Fotodinâmica foi fundada em 1986 e reúne cientistas de todo o mundo, profissionais de saúde e estudantes que investigam na área da terapia fotodinâmica e do fotodiagnóstico.

A missão da Associação é promover o estudo, diagnóstico e tratamento usando fotossensibilizadores (fármacos ativados por luz), bem como difundir informação para os seus membros, a comunidade científica e para o público em geral.

A terapia fotodinâmica é uma terapia não invasiva que utiliza a luz para detetar e tratar várias doenças, como por exemplo, vários tipos de cancro.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!