Luís Montenegro no Clube dos Pensadores

Luís Montenegro, líder do PSD, é o próximo convidado de Joaquim Jorge, no Clube dos Pensadores. Dia 6 de março, segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia. Um debate, quando Clube dos Pensadores assinala os 17 anos.

Luís Montenegro no Clube dos Pensadores
Luís Montenegro no Clube dos Pensadores. Foto: DR/Arquivo

Passados 17 anos a promover o debate de ideias sobre o país, o Clube dos Pensadores tem sido local de análise dos mais diversos temas da atualidade social, económica e política. Debates com algumas das mais proeminentes personalidades nacionais.

Quando as sondagens apontam para uma aproximação de tendências de votos entre o Partido Socialista e o Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro é o próximo convidado de Joaquim Jorge no Clube dos Pensadores, que assinala os 17 anos de existência.

O Clube dos Pensadores tornou-se num palco de debate público, livre e plural, que vem incentivando uma participação individual e coletiva na gestão da coisa pública e na divulgação de novas linhas de atuação nas diversas áreas da sociedade.

Através de um modelo de debate aberto e próximo, o Clube dos Pensadores tem vindo a combater a apatia a que a sociedade se vê forçada por um jogo de interesses em que a opacidade tem vindo a derrotar a transparência das ações.

Quando o ruído dos meios e a linguagem da comunicação tende a formatar pensamentos o Clube dos Pensadores tem vindo a romper com as limitações, dando voz a para pensar livre, dado que, como referiu, Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores: “A vida é dura e a sobrevivência torna-nos defensivos e deixamos de pensar”.

Em mais de uma década e meia de vida o Clube dos Pensadores acolheu alguns dos portugueses que vieram a assumir os mais altos cargos públicos do país, lembramos, entre outros: Pedro Passos Coelho, que uns meses depois assumiu o cargo de Primeiro-Ministro, e o mesmo com António Costa, ou Marcelo Rebelo de Sousa que esteve no Clube dos Pensadores antes de ter formalizado a candidatura à Presidência da República.

Podemos dizer, como referiu Joaquim Jorge que “o Clube dos Pensadores funciona como um bom barómetro social para se aquilatar das possibilidades de um convidado”. Assim, no dia 6 de março, segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, Luís Montenegro irá falar sobre o atual momento político e sobre as suas principais linhas de ação concretas, se fosse Primeiro-Ministro.

É assumido que ser o líder do maior partido da oposição é para um politico “o lugar mais difícil de desempenhar, na nossa democracia”, referiu Joaquim Jorge, dado que “aspira a ser Governo, mas, ainda, não o é”, e acrescentou: “O PSD tem sido um triturador de líderes ao longo destes anos. O PSD está apeado do poder há muitos anos e isso deixa insatisfeita as suas hostes”.

Para além das personalidades políticas, o Clube dos Pensadores, acolheu, ao longo dos anos, personalidades de relevo das áreas da justiça, ciência, sociologia, música ou do desporto, entre as quais, lembramos: Paula Teixeira da Cruz, Joana Marques Vidal, Sobrinho Simões, António Barreto, Pedro Abrunhosa, Vitor Baia e Tiago Monteiro.