Mães que amamentam têm menor risco de sofrer declínio cognitivo

Mulheres que amamentam têm melhor desempenho cognitivo passados 50 anos, em comparação com mulheres que não amamentaram. O estudo é da University of California, Los Angeles, EUA, e mostra o impacto positivo da amamentação.

Mães que amamentam têm menor risco de sofrer declínio cognitivo
Mães que amamentam têm menor risco de sofrer declínio cognitivo. Foto: UCLA Health

Um novo estudo liderado por investigadores da University of California, Los Angeles (UCLA) Health mostrou que mulheres com mais de 50 anos que amamentaram os seus bebés tiveram melhor desempenho em testes cognitivos em comparação com mulheres que nunca amamentaram. Os resultados do estudo foram publicados em ‘Evolution, Medicine and Public Health‘, e sugerem que a amamentação pode ter um impacto positivo no desempenho cognitivo na pós-menopausa e a longo prazo nas mulheres mães.

“Embora muitos estudos tenham verificado que a amamentação melhora a saúde e o bem-estar de uma criança a longo prazo, o nosso estudo é um dos poucos que analisou os efeitos de longo prazo na saúde de mulheres que amamentaram os seus bebés”, disse Molly Fox, principal autora do estudo e professora assistente do Departamento de Antropologia e do Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais da UCLA.

Molly Fox acrescentou: “Os nossos resultados, que mostram que desempenho cognitivo é superior entre mulheres com mais de 50 anos, que amamentaram, sugerem que a amamentação pode ser ‘neuroprotetora’ num fase mais tardia na vida.”

A saúde cognitiva é crítica para o bem-estar dos adultos idosos. No entanto, quando a cognição surge prejudicada após os 50 anos de idade, este sintoma pode ser um forte indicador da Doença de Alzheimer. Uma doença que é a principal forma de demência e causa de deficiência entre os idosos.

Muitos estudos mostram que as fases da história reprodutiva da mulher, como menstruação, gravidez, amamentação e menopausa, podem estar associadas a um risco maior ou menor de desenvolver várias condições de saúde, como depressão ou cancro da mama, mas poucos estudos examinaram a amamentação e o seu impacto na cognição a longo prazo nas mulheres. Os estudos mostram que há evidências discrepantes sobre se a amamentação pode estar ligada a um melhor desempenho cognitivo ou ao risco de Alzheimer entre mulheres na pós-menopausa.

“O que sabemos é que existe uma correlação positiva entre a amamentação e um menor risco de outras doenças, como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas, e que essas condições estão fortemente relacionadas a um maior risco de Doença de Alzheimer”, disse Helen Lavretsky, autora sénior do estudo e professora do Departamento de Psiquiatria e Ciências Biocomportamentais do Instituto Semel de Neurociência e Comportamento Humano da UCLA.

“Como a amamentação também ajuda a regular o stress, promove o vínculo do bebé e diminui o risco de depressão pós-parto, então sugere benefícios neurocognitivos agudos para a mãe, suspeitamos que também poderia estar associado a desempenho cognitivo superior a longo prazo também para a mãe”, acrescentou Molly Fox.

Os investigadores analisaram dados recolhidos de mulheres participantes de dois ensaios clínicos transversais randomizados e controlados de 12 semanas na UCLA Health:

1) A “conectividade do cérebro e resposta ao tai chi na depressão geriátrica e declínio cognitivo”, incluiu participantes deprimidos.

2) “Redução do risco de doença de Alzheimer em mulheres de alto risco por meio de ioga ou treino de memória que incluiu participantes não deprimidos com algumas queixas subjetivas de memória e risco de doença cardíaca.

Entre os dois ensaios, 115 mulheres optaram por participar, com 64 identificadas como deprimidas e 51 não deprimidas. Todos os participantes completaram uma bateria abrangente de testes psicológicos medindo aprendizagem, memória atrasada, funcionamento executivo e velocidade de processamento. Elas também responderam a um questionário sobre sua história de vida reprodutiva que incluía perguntas sobre a idade de início da menstruação, número de gestações completas e incompletas, tempo de aleitamento materno para cada filho e a idade da menopausa.

Nenhum dos participantes no estudo tinha sido diagnosticado com demência, ou outros diagnósticos psiquiátricos, como transtorno bipolar, dependência de álcool ou drogas, distúrbios neurológicos ou outras deficiências que impedissem sua participação ou tomar qualquer medicamento psicoativo. Também não houve diferença significativa na idade, raça, educação ou outras medidas cognitivas entre os participantes deprimidos e não deprimidos.

As principais conclusões da análise dos investigadores, com base em questionários sobre a história reprodutiva das mulheres revelaram que cerca de 65% das mulheres não deprimidas relataram ter amamentado, em comparação com 44% das mulheres deprimidas. Todas as participantes não deprimidas relataram pelo menos uma gravidez completa em comparação com 57,8% das participantes deprimidas.

Os resultados dos testes cognitivos também revelaram que as mulheres que amamentaram, independentemente de estarem deprimidas ou não, tiveram melhor desempenho em todos os quatro testes cognitivos que medem para aprendizagem, memória atrasada, funcionamento executivo e processamento, em comparação com mulheres que não amamentaram.

As análises separadas dos dados para os grupos deprimidos e não deprimidos também revelaram que todos os quatro escores do domínio cognitivo estavam significativamente associados à amamentação nas mulheres que não estavam deprimidas. Mas nas mulheres deprimidas, apenas dois dos domínios cognitivos – funcionamento executivo e velocidade de processamento – foram significativamente associados à amamentação.

Os investigadores também descobriram que um tempo maior de amamentação estava associado a um melhor desempenho cognitivo. Quando eles somaram todo o tempo que uma mulher passou amamentando durante a vida, descobriram que as mulheres que não amamentaram tiveram taxas cognitivas significativamente mais baixas em três dos quatro domínios em comparação com as mulheres que amamentaram durante 1 a 12 meses, e em todos os quatro domínios em comparação com as mulheres que amamentaram durante mais de 12 meses. As mulheres que amamentaram por mais tempo tiveram as maiores pontuações em testes cognitivos.

“São necessários futuros estudos para explorar a relação entre o histórico de amamentação das mulheres e o desempenho cognitivo em grupos maiores e geograficamente diversos de mulheres. É importante compreender melhor as implicações do aleitamento materno para a saúde das mulheres, visto que as mulheres hoje amamentam com menos frequência e por períodos mais curtos do que era praticado historicamente”, concluiu Molly Fox.