Mairead McGuinness é a escolha de Ursula von der Leyen para Comissária

Mairead McGuinness vai ser a Comissária responsável “pelos serviços financeiros, a estabilidade financeira e a União dos Mercados de Capitais”. A escolha de Ursula von der Leyen foi entre dois candidatos apresentados pelo Governo irlandês.

0
Mairead McGuinness é a escolha de Ursula von der Leyen para Comissária
Mairead McGuinness é a escolha de Ursula von der Leyen para Comissária. Foto: UE

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, indicou que depois de entrevistar os dois candidatos a Comissário propostos pelo Governo irlandês, Mairead McGuinness e Andrew McDowell, decidiu por Mairead McGuinness.

Ursula von der Leyen referiu que “ambos os candidatos demonstraram um grande compromisso para com a União Europeia e a função de comissário — são excelentes candidatos. Além disso, ambos têm claramente uma experiência significativa em matérias da UE, naturalmente de perspetivas diferentes”.

A presidente da Comissão vai agora “propor ao Conselho e ao Parlamento Europeu a nomeação de Mairead McGuinness para o cargo de comissária”. Mairead McGuinness vai ser “responsável pelos serviços financeiros, a estabilidade financeira e a União dos Mercados de Capitais.”

“O vice-presidente executivo Valdis Dombrovskis assumirá a responsabilidade pela pasta do Comércio e continuará a ser o representante da Comissão no Eurogrupo, a par do comissário Gentiloni”, indicou Ursula von der Leyen.

A presidente da Comissão justificou a escolha de Mairead McGuinness referindo que “tem uma experiência política significativa sobre os temas da UE. É deputada europeia desde 2004 e ocupa atualmente o cargo de primeira vice-presidente do Parlamento Europeu. Esta experiência é crucial para fazer avançar a agenda política do setor financeiro da UE e assegurar que apoia e reforça as principais prioridades da Comissão, nomeadamente a dupla transição ecológica e digital.”

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!