Mais 27 migrantes do Aquarius chegam a Portugal

Acabam de chegar ao país mais 27 migrantes somalis oriundos do navio Aquarius. Dezoito migrantes foram acolhidos pela Câmara Municipal de Lisboa e nove pela Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, em Penela.

Mais 27 migrantes do Aquarius chegam a Portugal
Mais 27 migrantes do Aquarius chegam a Portugal. Foto: Rosa Pinto

Migrantes resgatados pelo navio humanitário Aquarius, chegaram a Portugal, a partir de Malta. Os 27 migrantes que tinham sido resgatados em agosto são recebidos numa ação humanitária concertada entre Portugal, França e Espanha, Alemanha e Luxemburgo.

Os migrantes são de origem somali, sendo 6 mulheres e 21 homens, tendo 18 sido acolhidos pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e 9 pela Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional (ADFP), em Penela.

A CML e a ADFP têm vindo a cooperar com o Governo “no acolhimento e integração de pessoas refugiadas, nomeadamente ao abrigo do Programa de Recolocação da União Europeia, fazendo parte da resposta descentralizada, de base comunitária que conta com os recursos necessários ao nível das diferentes valências que compõem o processo de integração.”

O Governo em comunicado da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa e do Ministro da Administração Interna indicou que a cooperação multinível, “associada à defesa de uma política de solidariedade em nome dos direitos humanos é fonte de orgulho e de esperança.”