Mais três documentos de Portugal fazem agora parte da Memória do Mundo

Livro de Registos de Vistos concedidos pelo Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes 1939-1940, é um dos documentos que faz parte do registo da Memória do Mundo. Portugal tem agora dez documentos classificados pela UNESCO.

Documentos portugueses na Memória do Mundo da UNESCO
Documentos portugueses na Memória do Mundo da UNESCO

O Comité Consultivo Internacional do Programa Memória do Mundo da UNESCO (MoW), apreciou em reunião de 24 a 27 de outubro, na sede da UNESCO, em Paris, 130 candidaturas de documentos ao Registo Internacional da Memória do Mundo e recomendou a inscrição de 78 novas nomeações, incluindo 3 documentos de Portugal.

Os três documentos candidatos de Portugal ao Registo da Memória do Mundo, todos eles aprovados, são:

Registos Oficiais de Macau durante a Dinastia Qing (1693-1886), do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Arquivo Histórico de Macau.

Livro de Registos de Vistos concedidos pelo Cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes 1939-1940, do Instituto Diplomático, Arquivo Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Codex Calixtinus da Catedral de Santiago de Compostela e outras cópias medievais do Liber Sancti Iacobi: As origens ibéricas da tradição Jacobeia na Europa da Biblioteca Nacional de Portugal, Direção-Geral das Belas Artes, Património Cultural, Arquivos e Bibliotecas de Espanha.

Os três documentos juntam-se aos sete que Portugal já tinha inscritos no Registo da Memória do Mundo, e que são os seguintes:

Carta Pêro Vaz de Caminhado Arquivo Nacional da Torre do Tombo;

Coleção Corpo Cronológicodo Arquivo Nacional da Torre do Tombo;

Tratado de Tordesilhasdo candidatura conjunta com Espanha , Arquivo Nacional da Torre do Tombo;

Relatórios da Primeira Travessia Aérea do Atlântico por Gago Coutinho e Sacadura Cabral do Arquivo Histórico de Marinha e Biblioteca Central;

Arquivos dos Dembos do Arquivo Histórico Ultramarino e Arquivo Nacional de Angola;

Roteiro da Primeira Viagem de Vasco da Gama à Índia 1497-1499, 2013 da Biblioteca Municipal do Porto;

Manuscrito do Comentário do Apocalipse (Beatus da Liébana) na Tradição Ibérica do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Biblioteca Nacional de Portugal e Arquivos de Espanha.

O Registo da Memória do Mundo inclui agora um total de 427 documentos e coleções, provenientes de todos os continentes e suportados em vários materiais, como a pedra, o papel, o pergaminho e gravações de som.

Para a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova, o Programa Memória do Mundo vai no sentido da preservação do património documental e da memória, em benefício do presente e das gerações futuras, num espírito do diálogo, de cooperação internacional e de entendimento mútuo, construindo a paz nas mentes de todos.