Manuel Heitor participa no Vaticano na Conferência sobre Cancro

Conferência na cidade do Vaticano, em Itália, sobre cancro na Europa, tem a participação de vários portugueses, incluindo Manuel Heitor, Ministro da Ciência e Ensino Superior e as especialistas Fátima Carneiro e Maria da Graça Carvalho.

Manuel Heitor participa no Vaticano na Conferência sobre Cancro
Manuel Heitor participa no Vaticano na Conferência sobre Cancro. Foto: Rosa Pinto

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, participa na Conferência “A mission-oriented approach to cancer in Europe: boosting the social impact of innovative cancer research” que decorre nos dias 16 e 17 de novembro, na Cidade do Vaticano, em Itália.

Na Conferência, que é organizada pela Pontifícia Academia das Ciências e pela Academia Europeia de Ciências do Cancro, tem também a participação do Comissário Europeu para a Saúde e Segurança Alimentar, Vytenis Andriukaitis, e ainda investigadores e líderes das organizações europeias que desenvolvem investigação na área do cancro.

Trata-se da primeira vez que o Vaticano organiza uma Conferência de alto nível focada na política europeia de ciência, onde os intervenientes vão debater as diversas questões relacionadas com o cancro mas também “a definição do próximo Programa Quadro de I&D da União Europeia para 2021-2027”, designado por “Horizonte Europa”.

Tem vindo a ser discutido no espaço europeu a necessidade de definir grandes missões científicas para a Europa. A discussão tem vindo a ser promovida por grandes organizações de I&D em cancro, nomeadamente o European Cancer Core e o Cancer Prevention Europe, para uma “mission-oriented approach to cancer in Europe: a joint mission/vision 2030”.

Esta missão, desenvolvida por Julio E. Celis e Dainius Pavalkis, assume o foco da sessão intitulada “Towards increasing the societal impact of cancer research” em que intervêm Ministro Manuel Heitor. O Ministro intervém também no debate final denominado “Open to the World: engaging other continentes (science diplomacy).

Na Conferência, Manuel Heitor, é acompanhado por Fátima Carneiro, Diretora do Serviço de Anatomia Patologia do Centro Hospitalar São João e investigadora do Ipatimup, que também assume uma intervenção, e Luís Marques da Costa, Diretor de Oncologia no Hospital de Santa Maria, e Laranja Pontes, Presidente do IPO do Porto. Os dois investigadores estão atualmente “a organizar a participação de Portugal no Cancer Core Europe, através do desenvolvimento do Porto Comprehensive Cancer Centre.”

Maria da Graça Carvalho é outra das participantes na Conferência, neste caso, na qualidade de especialista da Comissão Europeia. Carlos Moedas, Comissário Europeu para a investigação, ciência e Inovação intervém com uma mensagem em vídeo.