Manuel Valls é candidato à Presidência da República francesa

“Sim, sou candidato à Presidência da República”, disse hoje, 5 de dezembro, Manuel Valls, Primeiro-Ministro francês. “Deixo de exercer as minhas funções amanhã porque quero plena liberdade para propor um caminho aos franceses”.

Manuel Valls é candidato à Presidência da República francesa
Manuel Valls é candidato à Presidência da República francesa. Foto: © DR

Manuel Valls elogiou François Hollande e anunciou que era o momento para renunciar ao cargo que ocupava no Governo, referindo que a sua candidatura à Presidência de França pretendia reunir a Esquerda. “A minha candidatura é de conciliação, da reconciliação”, disse, acrescentando que colocava como primeiro objetivo a unidade.

“Tenho uma responsabilidade, reunir”, e deu o exemplo da governação de François Mitterrand, em que Lionel Jospin, François Hollande, “partilharam algo de grande, de forte, um mesmo combate para o progresso e justiça social”. E indicou que quer fazer tudo para uma união. “A primária que agora se abre é uma formidável maneira para conduzir à unidade”.

“Convido os homens e mulheres de esquerda, progressistas, mas também todos os franceses, que rejeitam a extrema-direita, a regressão social”, disse Manuel Valls, e já num verdadeiro espírito de campanha prosseguiu: “A esquerda é grande, é bonita, quando fala a todos os franceses, quando reúne. Quando o seu destino se funde com o da França”.