MAR Shopping Matosinhos apoia horta para pessoas com doença mental

Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos, Porto, recebe apoio do MAR Shopping Matosinhos para desenvolver uma horta de produtos para uma alimentação saudável adequada para uma boa saúde mental.

MAR Shopping Matosinhos apoio horta para pessoas com doença mental
MAR Shopping Matosinhos apoio horta para pessoas com doença mental. Foto: © Rosa Pinto

Portugal é o quinto país da União Europeia com maior prevalência de problemas de saúde mental. De acordo com o relatório “Health at a Glance 2018”, 18,4% da população portuguesa sofre de ansiedade, depressão ou manifesta problemas com o consumo de álcool e drogas.

No Porto, o Hospital Magalhães Lemos, é uma unidade de saúde de referência em cuidados de psiquiatria e de saúde mental, que dispõe de 196 camas, mas frequentemente o número de doentes ultrapassa a sua capacidade.

A prevenção parece ser o único caminho para contrariar a prevalência deste tipo de doenças e essa prevenção começa na alimentação. O projeto “Sábio Sabor” criado pela Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos (AFUA-HML), tem agora um novo impulso com a construção da sua própria horta, que conta com o apoio do MAR Shopping Matosinhos.

O projeto “Sábio Sabor” tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade para o impacto da alimentação saudável na sua saúde mental, criando informação, receitas e produtos saudáveis, que destacam super alimentos que beneficiam a saúde neurológica

A horta, financiada pelo MAR Shopping Matosinhos, nasce no Porto, num espaço onde AFUA-HML vai desenvolver alguns projetos, nomeadamente uma nova valência – o Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI). Os projetos têm como foco a autonomização das pessoas com doença mental e a sua integração.

A horta é uma iniciativa que tem como principal objetivo a produção de legumes e frutas destinados a suprir necessidades de alimentação saudável dos utentes da instituição e da comunidade, mas ao mesmo tempo vai ser também um espaço terapêutico, dado que vai envolver as pessoas com doença mental, em contexto de aprendizagem, com supervisão técnica e da especialidade.

Neste caso, para o MAR Shopping Matosinhos, o projeto, que se insere na sua política de responsabilidade social “AMAR quem mais precisa”. Os produtos da horta vão permitir constituir cabazes para serem entregues aos utentes da AFUA-HML com baixos recursos financeiros para adquirirem alimentos frescos, como hortícolas, legumes e frutas, em quantidade adequado para uma boa saúde. Outros cabazes podem também vir a ser entregues a juntas de freguesia de Matosinhos e do Porto para os distribuírem junto dos residentes com necessidades.

Ana Bravo é madrinha do projeto “Sábio Sabor”

Alguns dos produtos da horta também vão permitir apoiar a marca registada “Sábio Sabor”, criada pela AFUA-HML, que tem como madrinha a nutricionista Ana Bravo. O objetivo é gerar receita para criar oportunidades de emprego para os utentes da instituição, bem como para sensibilizar a comunidade sobre quais os produtos promotores de saúde mental e os seus particulares benefícios.

“Já este ano apoiámos o projeto de uma cozinha terapêutica para doentes com demência, nomeadamente Alzheimer, e agora decidimos apoiar a iniciativa da AFUA-HML como uma continuidade desse trabalho”, explicou Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

A responsável referiu ainda que “a horta ‘Sábio Sabor’ vai permitir a produção de alimentos saudáveis e biológicos para quem mais precisa, mas também será uma atividade terapêutica para os utentes da AFUA-HML, e permitirá sensibilizar a população para o poder preventivo dos alimentos nas doenças mentais”.

Susana Fernandes, responsável pelo Departamento Científico e de Desenvolvimento de Projetos da AFUA-HML, indicou que a horta Sábio Sabor, “além de ter como objetivo a produção agrícola visa ainda a promoção de bem-estar dos seus utentes. A prática de uma atividade ao ar livre, em contacto com a natureza, é potenciadora de relaxamento e de emoções estéticas, favorecendo-se assim a saúde mental de quem a prática, prevenindo-se o acumular de ansiedade e de outros sintomas psicopatológicos”.

A AFUA-HML detém atualmente diversas estruturas na área da reabilitação psicossocial, nomeadamente uma Unidade sócio-ocupacional, quatro Unidades Residenciais Protegidas, uma Unidade Residencial de Autonomia, uma Empresa Social de Restauração, uma Empresa Social de Limpeza, o Gabinete de Informação, Intervenção e Apoio Psicossocial, uma Equipa de Apoio Domiciliário e agora, mais recentemente, o Centro de Apoio à Vida Independente (CAVI).

A Associação conta com uma equipa multidisciplinar constituída por dois assistentes sociais, duas terapeutas ocupacionais, uma psicóloga, um técnico de reabilitação psicossocial, 11 ajudantes de ação direta, nove funcionários de limpeza e sete funcionários de restauração. Os funcionários das empresas sociais são na sua grande maioria pessoas com doença mental.