Mário Patrão regressa ao Rali Dakar em 2020 na Arábia Saudita

O piloto Mário Patrão com a KTM 450 Rally fez a apresentação para a sua participação no Rali Dakar 2020 que vai decorrer de 5 a 17 de janeiro de 2020 na Arabia Saudita. Depois de uma preparação de apenas oito meses o piloto considera terminar no TOP 20 como um com bom objetivo.

Mário Patrão regressa ao Rali Dakar em 2020 na Arábia Saudita
Mário Patrão regressa ao Rali Dakar em 2020 na Arábia Saudita. Foto: DR

Mário Patrão apresentou ontem a sua participação no Rali Dakar 2020 que irá ter lugar na Arábia Saudita. O piloto vai participar pela sétima vez na prova rainha de todo-o-terreno, e vai disputar a mítica competição aos comandos de uma KTM 450 Rally, integrado novamente na equipa oficial da KTM FACTORY RACING vencedora da competição nas últimas 18 edições.

O piloto de Seia conta já com mais de 25 títulos de campeão, entre todo-o-terreno e enduro, em 2019 teve uma temporada dura e exigente dado que esteve empenhado em recuperar dos oito meses que se manteve arredado das competições na sequência do acidente sofrido no Dakar anterior.

Para não perder qualquer oportunidade nas competições e dado que dispunha apenas de quatro meses para recuperar, Mário Patrão participou no maior número de provas possível com as mais diversas características para se preparar para aquele que é o mais exigente rali do mundo, o Dakar.

O piloto conquistou este ano de 2019 o pódio do Campeonato Nacional de Rally Raid, o 8º lugar no Panafrica Rally e um lugar muito próximo do Top 20 no Rali de Marrocos, derradeira etapa do Campeonato do Mundo onde estiveram a quase totalidade das principais equipas e pilotos que vão em janeiro disputar o Dakar.

Em 2018 o piloto já tinha triunfado no Maroc Desert Callenge, foi 2º na Taça do Mundo de Bajas, e sagrou-se Campeão Nacional de TT3. No Rali Dakar 2019 estava com um notável desempenho quando sofreu uma queda que o levou a abandonar a prova. Agora, Mário Patrão, com a tenacidade que o carateriza e a poucos dias de partir para mais uma grande aventura, mostra-se motivado e preparado para disputar o Dakar 2020 no continente asiático.

Mario Patrão referiu: “Este ano a expectativa passa, acima de tudo, por terminar o Dakar. Estive oito meses arredado das competições para poder recuperar e quando regressei tentei disputar o maior número de corridas possível: Bajas, provas de Rally Raid essenciais para a navegação e Marrocos onde encontramos um pouco de tudo. Agora que o grande desafio se aproxima sinto alguma ansiedade. O Dakar é o momento mais desejado da temporada e para o qual nos preparamos todo o ano”. Em 2016 Mário Patrão triunfou na classe maratona e conclui a prova rainha do TT na 13ª posição, um resultado que indicou “gostaria muito de conseguir repetir, mas ficar no Top 20 seria muito bom”.

O piloto aos comandos de uma KTM 450 Rally, está integrado na equipa oficial da KTM FACTORY RACING, vencedora da competição nas últimas 18 edições, é apoiado pela LUSIADAS SAÚDE, CRÉDITO AGRICOLA e pela BAHCO, entre outras marcas.

Vasco Antunes Pereira o presidente da LUSIADAS SAÚDE referiu, durante a apresentação, que “o Mário representa enquanto atleta e como pessoa, um conjunto de valores, uma perseverança, uma dedicação ao desporto que tanto adora e dedica-se de tal forma que demonstra para todos nós enquanto colaboradores da área da saúde aquilo que são espíritos de missão”.

A 42ª edição do Rali Dakar disputa-se de 5 a 17 de janeiro de 2020, com partida na cidade de Jeddah e chegada à em Qiddiya. A prova conta com um total de 7,5 mil quilómetros, em que 5 mil são disputados ao cronómetro.