Mazda, Denso e Toyota juntas nos veículos elétricos

Mazda, Denso e Toyota, empresas da indústria automóvel, assinam contrato de desenvolvimento conjunto de tecnologia para o desenvolvimento de veículos elétricos e criam uma nova empresa como centro de desenvolvimento.

0
1
Partilhas
Veículos Elétricos
Veículos Elétricos. Foto: Rosa Pinto

Três empresas ligadas à indústria automóvel, a Mazda Motor Corporation, a Denso Corporation e a Toyota Motor Corporation assinaram hoje, 28 de setembro, um acordo para o desenvolvimento conjunto de tecnologias estruturais de base para veículos elétricos. As empresas decidiram também criar uma nova empresa com recursos em engenharia, (engenheiros), das três empresas para garantir a implementação eficiente dos projetos de desenvolvimento tecnológico conjuntos.

A nível mundial os países estão a adotar políticas de redução dos gases de efeitos de estufa, cada vez mais rigorosas, e começam a surgir novos regulamentos que exigem uma certa proporção de vendas de veículos elétricos. Para cumprir os novos regulamentos ambientais, garantindo o crescimento sustentável das empresas da indústria automóvel, exige o desenvolvimento de uma ampla gama de tecnologias e ‘powertrains’.

As três empresas indicam que consideram os veículos elétricos (VEs) como processo chave, e dado que os VEs estão a encontrar uma aceitação generalizada por parte do mercado, os investimentos e o tempo necessários para cobrir todos os mercados e os diversos segmentos de veículos são uma questão urgente para os construtores de automóveis para responderem à ampla procura de veículos em todo o mundo.

Para dar resposta ao mercado a Mazda, Denso e Toyota decidiram desenvolver conjuntamente tecnologias estruturais básicas para VE capazes de cobrir uma grande variedade de segmentos e tipos de veículos garantindo uma resposta flexível e rápida às tendências do mercado.

O acordo entre as três empresas abrange uma gama diversificada de modelos, desde miniveículos, a veículos de passageiros, SUVs e caminhões leves, e tem como objetivo inovar o processo de desenvolvimento, combinando os pontos fortes de especialidade de cada empresa, incluindo o planeamento, a modelagem por computador, as tecnologias eletrónicas da Denso e a plataforma Toyota New Global Architecture.

A nova empresa, EV C.A. Spirit Co., Ltd., vai envolver-se nas seguintes áreas:

1) Investigação sobre as características (arquitetura comum *) que definem o desempenho ideal e as funções dos EVs do ponto de vista dos componentes individuais e do veículo no seu todo.

2) Verificação da instalação do componente e desempenho do veículo realizado pelas características obtidas em 1)

3) Exame do conceito otimizado para cada classificação de carro em relação a cada componente e a cada tipo de veículo realizado através dos pontos 1) e 2).

EV C.A. Spirit Co., Ltd
EV C.A. Spirit Co., Ltd

A empresa vai dedicar-se ao projeto de desenvolvimento tecnológico conjunto, com uma quantidade igual de recursos de desenvolvimento, garantindo processos de desenvolvimento eficientes e aproveitando as instalações de produção existentes. A Mazda e Toyota vão concentrar seus recursos em estruturas fundamentais do veículo para permitir a criação de VEs atraentes que incluam as identidades únicas de cada marca e evitar a comoditização de VEs.

As empresas também pretendem criar uma estrutura de negócios aberta à participação de outros construtores e fornecedores de componentes.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz