Medicamento Enhertu aumenta sobrevida de doentes com cancro do pulmão

Estudo mostra que Enhertu da AstraZeneca e Daiichi Sankyo com taxas de resposta objetiva no tratamento de cancro do pulmão de células não pequenas metastático não escamoso, em sobrevida livre de progressão.

Medicamento Enhertu aumenta sobrevida de doentes com cancro do pulmão
Medicamento Enhertu aumenta sobrevida de doentes com cancro do pulmão. Foto: AstraZeneca

Estudo mostra que Enhertu proporciona uma sobrevida média livre de progressão de 9,9 meses com a dose de 5,4 mg/kg e 15,4 meses com a dose de 6,4 mg/kg, com uma duração média de resposta de 16,8 meses observada com a dose de 5,4 mg/kg e não alcançada com a dose de 6,4 mg/kg.

Os resultados da análise primária do estudo DESTINY-Lung02 Fase II mostraram que Enhertu (trastuzumab deruxtecan) continuou a demonstrar respostas tumorais fortes e duráveis ​​em pacientes previamente tratados com HER2-mutante irressecável e/ou metastático não escamoso de cancro do pulmão de células não pequenas.

Enhertu é um conjugado de anticorpo e medicamento dirigido especificamente para HER2, desenvolvido e comercializado em conjunto pela AstraZeneca e pela Daiichi Sankyo.

Como consta dos resultados apresentados na Conferência Mundial sobre cancro do pulmão 2023 da Associação Internacional para o Estudo do Cancro do Pulmão e publicados no Journal of Clinical Oncology, na análise primária, foi observada uma taxa de resposta objetiva confirmada de 49,0% e 56,0% com Enhertu 5,4 mg/kg e no com Enhertu 6,4 mg/kg, respetivamente, conforme avaliado por revisão central independente e cega. O perfil de segurança para ambas as doses foi consistente com o perfil de segurança global de Enhertu, com a dose de 5,4 mg/kg demonstrando um perfil de segurança favorável nesta população de pacientes.

Os dados do endpoint secundário também surgem encorajadores, com Enhertu a demonstrando uma sobrevida livre de progressão mediana de 9,9 meses e 15,4 meses nas doses de 5,4 mg/kg e 6,4 mg/kg, respetivamente, conforme avaliado por revisão central independente e cega. Uma sobrevida global mediana de 19,5 meses foi alcançada no braço de 5,4 mg/kg e não alcançada no braço de 6,4 mg/kg no momento da análise.

Pasi A. Jänne, Diretor do Lowe Center for Thoracic Oncology e Belfer Center for Applied Cancer Science, Dana-Farber Cancer Institute, EUA, disse: “Os resultados primários do DESTINY-Lung02 demonstram que Enhertu continua a mostrar-se forte e respostas tumorais duráveis ​​para pacientes tratados com qualquer dose. O perfil de segurança favorável observado na dose de 5,4 mg/kg continua a apoiar o uso de Enhertu no tratamento de pacientes com cancro de pulmão de células não pequenas mutante HER2, uma forma particularmente agressiva da doença em que os pacientes enfrentam um mau prognóstico e historicamente tinha poucas opções.”

Susan Galbraith, vice-presidente executiva de pesquisa e desenvolvimento em oncologia da AstraZeneca, disse: “Os resultados do DESTINY-Lung02 destacam que o HER2 é um alvo acionável no cancro do pulmão e reforçam a importância dos testes para biomarcadores preditivos, incluindo alterações do HER2, no momento do diagnóstico para identificar com precisão os pacientes que podem beneficiar de um tratamento direcionado. Os dados também reafirmam a nossa crença no Enhertu como uma potencial nova opção de tratamento direcionado para pacientes que historicamente tiveram opções limitadas.”

Ken Takeshita, Diretor Global de P&D da Daiichi Sankyo, disse: “O controle da doença alcançado por mais de 90% dos pacientes com cancro do pulmão de células não pequenas mutante HER2 previamente tratado na análise primária do DESTINY-Lung02 reforça a eficácia que temos já observado com Enhertu nesta doença difícil de tratar. Estes resultados, juntamente com resultados encorajadores de sobrevida livre de progressão e sobrevida global relatados pela primeira vez, demonstram o papel potencial do Enhertu como uma importante opção de tratamento para esta população de pacientes.”

No DESTINY-Lung02, não foram observados novos sinais de segurança em nenhuma das doses de Enhertu. Os eventos adversos emergentes do tratamento (TEAEs) relacionados ao tratamento de grau 3 ou superior foram menores com Enhertu 5,4 mg/kg versus 6,4 mg/kg, ocorrendo em 38,6% e 58,0% de todos os pacientes, respetivamente. Os eventos adversos emergentes do tratamento de Grau 3 ou superior, mais comuns foram neutropenia (18,8% (5,4 mg/kg); 36,0% (6,4 mg/kg)) e anemia (10,9% (5,4 mg/kg); 16,0% (6,4 mg/kg)).

Houve 27 casos (12,9% com Enhertu 5,4 mg/kg e 28% com Enhertu 6,4 mg/kg) de doença pulmonar intersticial (DPI) ou pneumonite relacionada ao tratamento, relatados conforme determinado por um comité de julgamento independente. No braço de 5,4 mg/kg, a maioria dos casos de DPI foram de grau baixo (Grau 1 ou 2) (10,9%) com um evento de Grau 3 (1,0%), nenhum evento de Grau 4 e um evento de Grau 5 (1,0%) observado. Com Enhertu 6,4 mg/kg, a maioria dos casos de DPI também foram de grau baixo (26,0%), sem eventos de Grau 3 ou 4 e um evento de Grau 5 (2,0%) relatado.

O cancro do pulmão é a segunda forma de cancro mais comum a nível mundial, com mais de dois milhões de doentes diagnosticados em 2020. O prognóstico é particularmente mau para os doentes com cancro do pulmão de células não pequenas metastático, uma vez que apenas aproximadamente 9% viverão mais de cinco anos após o diagnóstico.

HER2 é uma proteína promotora de crescimento do recetor tirosina quinase expressa na superfície de muitos tipos de tumores, incluindo cancro do pulmão, mama, gástrico e colorretal. Certas alterações no gene HER2 (chamadas mutações HER2) foram identificadas em pacientes com cancro do pulmão de células não pequenas não escamoso como um alvo molecular distinto e ocorrem em aproximadamente 2-4% dos pacientes com este tipo de cancro do pulmão.

Embora as mutações no gene HER2 possam ocorrer em vários pacientes, elas são mais comumente encontradas em pacientes com cancro do pulmão de células não pequenas que são mais jovens, do sexo feminino e que nunca fumaram.

As mutações do gene HER2 foram independentemente associadas ao crescimento de células cancerígenas e ao mau prognóstico, com um aumento da incidência de metástases cerebrais.

Embora o papel do tratamento anti-HER2 esteja bem estabelecido nos cancros de mama e gástrico, não havia terapias direcionadas a HER2 aprovadas antes das aprovações do Enhertu pela Divisão Farmacêutica do Ministério da Saúde de Israel, pelo Ministério da Saúde do Japão, Trabalho e Bem-Estar e a aprovação acelerada do Enhertu pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA para a mutante HER2 irressecável ou metastático.