Medicamento para alergia pode ajudar a tratar cancro do pulmão

Medicamento usado para condições alérgicas, o dupilumab, pode ajudar numa combinação de imunoterapia a tratar o cancro do pulmão de células não pequenas. Investigadores procuram biomarcadores para prever os pacientes a tratamento.

Medicamento para alergia pode ajudar a tratar cancro do pulmão
Medicamento para alergia pode ajudar a tratar cancro do pulmão

Investigadores da Escola de Medicina Icahn em Mount Sinai, Nova Iorque, EUA, identificaram uma via alérgica que, quando bloqueada, desencadeia imunidade antitumoral em modelos de ratos com cancro do pulmão de células não pequenas.

E num estudo paralelo inicial em humanos, a combinação de imunoterapia com dupilumab – um anticorpo bloqueador do recetor da interleucina-4 (IL-4) amplamente utilizado no tratamento de alergias e asma – impulsionou o sistema imunitário dos pacientes, com um em cada seis a apresentar uma redução significativa do tumor. As conclusões dos já foram publicadas na revista cientifica “Nature”.

“A imunoterapia com uso do bloqueio de checkpoint revolucionou o tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas, a forma mais comum de cancro do pulmão, mas atualmente apenas cerca de um terço dos pacientes respondem e, na maioria dos pacientes, o benefício é temporário”, diz a autora sénior do estudo, Miriam Merad, Diretora do Instituto de Imunologia de Precisão Marc e Jennifer Lipschultz e Presidente do Departamento de Imunologia e Imunoterapia da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai. “Um grande foco do nosso programa TARGET é usar tecnologia de célula única e inteligência artificial para identificar programas imunológicos moleculares que podem diminuir a resposta imune do tumor ao bloqueio de pontos de verificação.”

Também conhecido como inibidor de PD1, o bloqueio de checkpoint é um tipo de imunoterapia contra o cancro que pode desencadear a atividade das células T que matam o cancro.

“Usando tecnologias de célula única, descobrimos que as células imunológicas que se infiltram nos cancros do pulmão, assim como em outros tipos de cancro que estudamos, exibiam características de uma resposta imunológica do ‘tipo 2’, que é comumente associada a condições alérgicas como eczema e asma”, diz o primeiro autor do estudo Nelson LaMarche.

Exames de tórax mostrando tumores pulmonares em paciente com cancro do pulmão de células não pequenas metastático antes e depois de receber dupilumab com imunoterapia convencional. Credito: LaMarche et al., Nature.
Exames de tórax mostrando tumores pulmonares em paciente com cancro do pulmão de células não pequenas metastático antes e depois de receber dupilumab com imunoterapia convencional. Credito: LaMarche et al., Nature.

“Esses resultados levaram-nos a explorar se poderíamos redirecionar um medicamento normalmente usado para condições alérgicas para ‘resgatar’ ou melhorar a resposta do tumor ao bloqueio de checkpoint”, disse Thomas Marron, Diretor da Unidade de Ensaios de Fase Inicial do Tisch do Monte Sinai, e coautor sénior do estudo.

O investigador acrescentou: “Surpreendentemente, descobrimos que o bloqueio da IL-4 melhorou a resposta do cancro do pulmão ao bloqueio de checkpoint em ratos e em seis pacientes com cancro do pulmão com doença resistente ao tratamento. Na verdade, um paciente em que o cancro do pulmão estava a crescer apesar do bloqueio do checkpoint teve quase todo o seu cancro desaparecido depois de receber apenas três doses do medicamento para alergias, e o seu cancro permanece controlado hoje, mais de 17 meses depois.”

Os investigadores estão encorajados pelos resultados iniciais, mas enfatizam a necessidade de ensaios clínicos maiores para validar a eficácia do medicamento no tratamento do cancro do pulmão de células não pequenas. Além das descobertas dos ensaios clínicos relatadas no artigo da Nature, os investigadores expandiram, agora, o ensaio clínico, adicionando dupilumab ao bloqueio de checkpoint para um grupo maior de pacientes com cancro do pulmão, e Thomas Marron recebeu recentemente uma bolsa do Instituto de Pesquisa do Cancro para estudar os efeitos no cancro do pulmão em estágio inicial. Através destes ensaios, os investigadores procuram biomarcadores que possam prever quais os doentes com cancro que poderão beneficiar do tratamento com dupilumab e quais os que não poderão.