Medicamento para tratar cancro da bexiga com sucesso em ensaio clínico

Medicamento Ciclopirox Prodrug para tratar o cancro da bexiga apresenta evidências de sucesso. O ensaio clínico de fase I permite caracterizar a segurança, tolerância a doses, farmacocinética e farmacodinâmica em pacientes com tumores sólidos avançados.

Medicamento para tratar cancro da bexiga com sucesso em ensaio clínico, investigador Scott Weir da Universidade do Kansas
Medicamento para tratar cancro da bexiga com sucesso em ensaio clínico, investigador Scott Weir da Universidade do Kansas. Foto: DR

O Centro de Cancro da Universidade do Kansas vai apresentar na Reunião Anual de 2018 da Associação Americana de Investigação do Cancro, em Chicago, evidências pré-clínicas que suportam o Ciclopirox Prodrug (CPX-POM). O agente anticancerígeno está atualmente em ensaios clínicos de Fase I.

O Ciclopirox Prodrug foi descoberto por investigadores do Centro de Cancro e do Instituto para a Inovação Médica Avançada (IIMA) da Universidade do Kansas, nos EUA. E agora o CicloMed LLC está a liderar o desenvolvimento do CPX-POM para o tratamento do cancro da bexiga. A CicloMed foi formada a partir de uma parceria público-privada entre a BioNOVUS Innovations LLC e do Instituto para a Inovação Médica Avançada, em 2016.

Os dados dos resultados pré-clínicos para o Ciclopirox Prodrug apontam que a investigação desse agente como um possível tratamento do cancro da bexiga. Com base nas evidências apresentadas, a CicloMed está atualmente a conduzir um ensaio clínico do CPX-POM para caracterizar a segurança, tolerância a doses, farmacocinética e farmacodinâmica em pacientes com tumores sólidos avançados.

Os investigadores descreram evidências geradas a partir de experiencias in vitro em linhas de células humanas de cancro da bexiga avançado, bem como estudos pré-clínicos in vivo conduzidos num modelo de rato de cancro da bexiga. As evidências apresentadas pelos investigadores sugerem que o Ciclopirox Prodrug inibe a progressão do cancro invasivo não muscular para o cancro da bexiga com invasão muscular.

“Através desta parceria público-privada, o Ciclopirox Prodrug avançou da bancada do laboratório para a Fase I em pessoas com cancro”, referiu Roy Jensen, Diretor do Centro de Cancro da Universidade do Kansas. “A parceria com a CicloMed está a ajudar o nosso Centro de Cancro a cumprir sua visão de descobrir e promover novos e promissores tratamentos contra o cancro.”

Mais de 500.000 homens e mulheres estão a viver com cancro da bexiga nos Estados Unidos. O cancro da bexiga é o quinto cancro mais comum nos americanos e o quarto cancro mais comum nos homens. Segundo a American Cancer Society, cerca de 81.000 novos casos de cancro da bexiga serão diagnosticados em 2018, e mais de 17.000 mortes por cancro da bexiga devem ocorrer este ano.