Medicamento trametinib retarda avanço do cancro do ovário

Ensaio clinico demostrou que medicamento trametinib retarda progressão do carcinoma seroso de alto grau. Investigadores concluem que o medicamento representa uma mudança radical na gestão de um cancro difícil de tratar.

Medicamento trametinib retarda avanço do cancro do ovário
Medicamento trametinib retarda avanço do cancro do ovário

Um medicamento atualmente usado para tratar cancro da pele e cancro do pulmão mostra que retarda a progressão de uma forma de cancro do ovário e aumenta o número de pacientes que respondem ao tratamento. A conclusão é de um ensaio clínico.

Para os investigadores envolvidos no estudo o medicamento, trametinib deve ser considerado como um novo padrão de tratamento para o cancro do ovário.

O carcinoma seroso de alto grau é responsável por 5% dos cancros epiteliais do ovário, o que representa 95% da doença. A doença ocorre principalmente em mulheres jovens e geralmente é diagnosticada em estágios avançados.

A cirurgia é o tratamento mais comum. A quimioterapia também é usada, mas tem uma baixa taxa de resposta e 70% dos pacientes recaem.

Investigadores da Universidade de Edimburgo e do Centro de Cancro MD Anderson da Universidade do Texas realizaram um ensaio clínico randomizado envolvendo 260 mulheres do Reino Unido e dos EUA com cancro do ovário de baixo grau seroso.

Como parte do estudo, 130 mulheres receberam trametinib e 130 receberam tratamento padrão de terapia hormonal ou quimioterapia. Cada participante do estudo e clínico sabia o que estava ser prescrito.

O efeito sobre os tumores foi então avaliado usando tomografia computadorizada ou ressonância magnética a cada oito semanas durante os primeiros 15 meses de tratamento e a cada três meses depois do tratamento.

As participantes do estudo também preencheram questionários sobre qualidade de vida ao longo do estudo e realizaram testes de patologia com amostras de tecidos.

A equipa de investigadores descobriu que o trametinib reduziu o risco de progressão da doença ou morte em 52% em comparação com o tratamento hormonal ou quimioterapia.

A progressão do cancro foi retardada em 13 meses para as pacientes em tratamento com trametinib em comparação com sete meses para as pacientes com tratamento padrão.

O trametinib também foi associado a um aumento de quatro vezes na resposta ao tratamento em comparação com as pacientes que receberam tratamento padrão.

As pacientes com cancro do ovário que receberam trametinib relataram efeitos colaterais que incluíram fadiga, erupções cutâneas e problemas gastrointestinais. Efeitos colaterais semelhante aos tidos por pacientes que recebem trametinib para tratamento de outros cancros.

As pacientes que receberam trametinib relataram ter uma qualidade de vida ligeiramente inferior nas 12 semanas em comparação com as pacientes em tratamento padrão. Houve diferenças mínimas entre os dois grupos em todos os outros momentos.

Os trabalhos de investigação, que foram financiados pela Target Ovarian Cancer, Cancer Research UK, Novartis e NRG Oncology, já foram publicadas na revista científica “The Lancet”.

Charlie Gourley, diretor clínico do Cancer Research UK Edinburgh Centre, da Universidade de Edimburgo e autor sénior do estudo, referiu: “Estas descobertas representam uma mudança radical na gestão deste cancro difícil de tratar. Agora podemos aproveitar isto para fornecer melhorias no resultado (do tratamento) aos pacientes”.

“Esta é uma notícia extremamente positiva para a comunidade do cancro do ovário. O carcinoma seroso de alto grau afeta desproporcionalmente as mulheres com menos de 50 anos. Os tratamentos padrão geralmente são menos eficazes para esse subtipo e há uma necessidade muito urgente de desenvolver novos medicamentos para transformar os resultados. Estamos orgulhosos por ter financiado este projeto inovador em parceria com outros grandes financiadores de ciência, e é vital que agora pressionemos para que o trametinib seja disponibilizado rapidamente em todo o Reino Unido”, concluiu Annwen Jones OBE, CEO da Target Ovarian Cancer.