Medidor de glicose sem picadas já está disponível no mercado

Sistema baseado num sensor que se coloca no braço, e num leitor, permitem monitorizar os níveis de glicose sem o recurso à tradicional picada. O sistema ‘FreeStyle Libre’ foi agora lançado no mercado português pela farmacêutica Abbott.

0
5
Partilhas
Medidor de glicose sem picadas já está disponível no mercado
Medidor de glicose sem picadas já está disponível no mercado. Foto: © Abbott

Um sistema de monitorização de glicose que se baseia numa nova tecnologia, que consiste num sensor que se coloca num braço, e num leitor que recebe do sensor um conjunto de dados sobre o estado dos níveis de glicose, já está disponível no mercado.

A nova tecnologia de monitorização de glicose constitui uma ferramenta de controlo metabólico das pessoas com diabetes, e está indicada essencialmente para os diabéticos que necessitam de fazer diariamente várias picadas nos dedos para controlar os níveis de açúcar no sangue.

O sensor, com apenas 35 mm por 5 mm (semelhante a uma moeda de 2 euros), é colocado na parte posterior do braço, e durante 14 dias (tempo máximo de duração) tem a capacidade de medir os níveis de glicose intersticial de forma simples, fornecendo resultados instantâneos sobre os valores de glicose, indicadores de tendência e relatórios fáceis de interpretar.

O sensor é composto por um pequeno filamento de 5 mm de comprimento e 0,4 milímetros de largura que é inserido sob a pele e mantido no lugar com uma pequena almofada adesiva.

O leitor recebe a medição do sensor em apenas um segundo, permitindo à pessoa com diabetes obter as informações relevantes sobre o estado atual da glicemia, mas também sobre os níveis anteriores e tendências futuras.

A informação sobre os valores de glicose que se verificaram desde há oito horas, a tendência da curva de glicose, que indicam se os valores estão a subir, a descer ou se se mantêm constantes, permitem que a pessoa com diabetes antecipe o que acontece nos minutos ou horas seguintes ao momento da leitura, prevenindo episódios de hipoglicemia (glicose baixa).

O sistema ‘FreeStyle Libre’, agora lançado, em Portugal, pela farmacêutica Abbott, não necessita de calibração capilar, uma vez que já vem calibrado de fábrica. O sistema analisa os níveis de glicose no fluído intersticial que existe entre as células do organismo. Após o doente colocar o sensor no braço e aguardar uma hora, este começa imediatamente a ler a glicose, tratando a informação que recolhe e identificando tendências, refere a Abbott em comunicado.

O estudo ‘Performance e Usabilidade de um Sistema de Monitorização Flash de Glicose Calibrado em Fábrica’ , publicado em 2015 na revista científica ‘Diabetes Technology & Therapeutics’, conclui que o método utilizado pelo ‘FreeStyle Libre’ garante a informação medicamente aceite. Na mesma linha chegaram outros estudos científicos recentes (IMPACT e REPLACE), indica Abbott.

Um estudo, sobre a exatidão do sistema de monitorização ‘FreeStyle Libre’ na população pediátrica, veio permitir obter a Marca de Conformidade Europeia tornando possível a sua utilização em crianças a partir dos 4 anos de idade.

A possibilidade de utilizar ‘FreeStyle Libre’ em crianças foi considerado um passo importante, dado que as hipoglicemias noturnas constituem uma das principais preocupações dos pais de crianças com diabetes, pelo que o sistema representa uma melhoria significativa na qualidade de vida de todo o agregado familiar.

A Abbott indica que o kit inicial ‘FreeStyle Libre’, que contém um leitor e dois sensores, é comercializado em Portugal e tem um custo de 169,90 euros. Cada sensor, cuja duração é de até 14 dias, tem um valor de 59,90 euros.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz