Medidor de glicose sem picadas já está disponível no mercado

Sistema baseado num sensor que se coloca no braço, e num leitor, permitem monitorizar os níveis de glicose sem o recurso à tradicional picada. O sistema ‘FreeStyle Libre’ foi agora lançado no mercado português pela farmacêutica Abbott.

Medidor de glicose sem picadas já está disponível no mercado
Medidor de glicose sem picadas já está disponível no mercado. Foto: © Abbott

Um sistema de monitorização de glicose que se baseia numa nova tecnologia, que consiste num sensor que se coloca num braço, e num leitor que recebe do sensor um conjunto de dados sobre o estado dos níveis de glicose, já está disponível no mercado.

A nova tecnologia de monitorização de glicose constitui uma ferramenta de controlo metabólico das pessoas com diabetes, e está indicada essencialmente para os diabéticos que necessitam de fazer diariamente várias picadas nos dedos para controlar os níveis de açúcar no sangue.

O sensor, com apenas 35 mm por 5 mm (semelhante a uma moeda de 2 euros), é colocado na parte posterior do braço, e durante 14 dias (tempo máximo de duração) tem a capacidade de medir os níveis de glicose intersticial de forma simples, fornecendo resultados instantâneos sobre os valores de glicose, indicadores de tendência e relatórios fáceis de interpretar.

O sensor é composto por um pequeno filamento de 5 mm de comprimento e 0,4 milímetros de largura que é inserido sob a pele e mantido no lugar com uma pequena almofada adesiva.

O leitor recebe a medição do sensor em apenas um segundo, permitindo à pessoa com diabetes obter as informações relevantes sobre o estado atual da glicemia, mas também sobre os níveis anteriores e tendências futuras.

A informação sobre os valores de glicose que se verificaram desde há oito horas, a tendência da curva de glicose, que indicam se os valores estão a subir, a descer ou se se mantêm constantes, permitem que a pessoa com diabetes antecipe o que acontece nos minutos ou horas seguintes ao momento da leitura, prevenindo episódios de hipoglicemia (glicose baixa).

O sistema ‘FreeStyle Libre’, agora lançado, em Portugal, pela farmacêutica Abbott, não necessita de calibração capilar, uma vez que já vem calibrado de fábrica. O sistema analisa os níveis de glicose no fluído intersticial que existe entre as células do organismo. Após o doente colocar o sensor no braço e aguardar uma hora, este começa imediatamente a ler a glicose, tratando a informação que recolhe e identificando tendências, refere a Abbott em comunicado.

O estudo ‘Performance e Usabilidade de um Sistema de Monitorização Flash de Glicose Calibrado em Fábrica’ , publicado em 2015 na revista científica ‘Diabetes Technology & Therapeutics’, conclui que o método utilizado pelo ‘FreeStyle Libre’ garante a informação medicamente aceite. Na mesma linha chegaram outros estudos científicos recentes (IMPACT e REPLACE), indica Abbott.

Um estudo, sobre a exatidão do sistema de monitorização ‘FreeStyle Libre’ na população pediátrica, veio permitir obter a Marca de Conformidade Europeia tornando possível a sua utilização em crianças a partir dos 4 anos de idade.

A possibilidade de utilizar ‘FreeStyle Libre’ em crianças foi considerado um passo importante, dado que as hipoglicemias noturnas constituem uma das principais preocupações dos pais de crianças com diabetes, pelo que o sistema representa uma melhoria significativa na qualidade de vida de todo o agregado familiar.

A Abbott indica que o kit inicial ‘FreeStyle Libre’, que contém um leitor e dois sensores, é comercializado em Portugal e tem um custo de 169,90 euros. Cada sensor, cuja duração é de até 14 dias, tem um valor de 59,90 euros.