Melanina sintética que cura lesões da pele por queimaduras solares e químicas

Melanina sintética pode proteger a pele da exposição solar e curar a pele lesionada pelo sol ou por queimaduras químicas A melanina sintética é capaz de eliminar mais radicais em comparação com a melanina humana.

Melanina sintética que cura lesões da pele por queimaduras solares e químicas
Melanina sintética que cura lesões da pele por queimaduras solares e químicas. Foto: DR

Um creme para a pele pode curar os danos que ocorrem ao longo do dia quando a pele é exposta à luz solar ou a toxinas ambientais. Este é o potencial de uma melanina sintética e biomimética desenvolvida por cientistas da Universidade do Noroeste, Illinois, Estados Unidos.

Num novo estudo, os cientistas mostram que a melanina sintética, que desenvolveram, imitando a melanina natural da pele humana, pode ser aplicada topicamente na pele ferida, onde acelera a cicatrização de feridas. Esses efeitos ocorrem tanto na própria pele quanto sistemicamente no corpo.

Quando faz parte de um creme, a melanina sintética pode proteger a pele da exposição solar e curar a pele lesionada por danos causados ​​pelo sol ou de queimaduras químicas, disseram os cientistas. A tecnologia funciona eliminando os radicais livres, produzidos por lesões na pele, como queimaduras solares. Se não for controlada, a atividade dos radicais livres danifica as células e, em última análise, pode resultar em envelhecimento da pele e cancro da pele.

A melanina em humanos e animais fornece pigmentação à pele, olhos e cabelos. A substância protege as células dos danos causados ​​pelo sol com aumento da pigmentação em resposta à luz solar – um processo comumente conhecido como bronzeamento. Esse mesmo pigmento na pele também elimina naturalmente os radicais livres em resposta à poluição ambiental prejudicial de fontes industriais e aos gases de escape dos automóveis.

“As pessoas não pensam em sua vida cotidiana como uma lesão na pele”, disse Kurt Lu, da Universidade do Noroeste e coautor do estudo, já publicado na Nature npj Regenerative Medicine.

“Se andar descalço todos os dias ao sol, sofrerá um bombardeamento constante e de baixo grau de luz ultravioleta. Mais elevado durante os horários de pico do meio-dia e no verão. Sabemos que a pele exposta ao sol envelhece versus a pele protegida por roupas, o que não mostra tanto a idade”, refere o investigador.

A pele também envelhece devido ao envelhecimento cronológico e a fatores ambientais externos, incluindo a poluição ambiental, e como refere Kurt Lu, “todos esses insultos à pele levam à formação de radicais livres que causam inflamação e quebram o colagénio”, e “essa é uma das razões pelas quais a pele mais velha parece muito diferente da pele mais jovem.”

Quando os cientistas criaram as nanopartículas sintéticas de melanina, eles modificaram a estrutura da melanina para ter maior capacidade de eliminação de radicais livres.

“A melanina sintética é capaz de eliminar mais radicais por grama em comparação com a melanina humana”, disse Nathan Gianneschi, da Universidade do Noroeste e coautor do estudo. “É como uma super melanina. É biocompatível, degradável, não tóxica e transparente quando espalhada na pele. Nos estudos, atua como uma esponja eficiente, removendo fatores nocivos e protegendo a pele.”

Uma vez aplicada na pele, a melanina fica na superfície e não é absorvida pelas camadas inferiores, e como referiu Nathan Gianneschi, “a melanina sintética estabiliza e coloca a pele no caminho da cura, que vemos tanto nas camadas superiores quanto em todo o corpo”.

Rodeando para uma nova teoria

Os cientistas, que estudam a melanina há quase 10 anos, testaram pela primeira vez a melanina sintética que desenvolveram como protetor solar, e como referiu o investigador “protegeu a pele e as células da pele contra danos”, o que levou à pergunta: “Se a melanina sintética, que funciona principalmente para absorver radicais, poderia ser aplicada topicamente após uma lesão na pele e ter um efeito curativo na pele”. Ora, “acontece que funciona exatamente dessa maneira.”

O investigador Kurt Lu prevê que o creme de melanina sintética seja usado como intensificador de proteção solar para proteção adicional e como intensificador de hidratante para promover a reparação da pele.

O creme poderia ser colocado antes de ir para o sol e depois de ter estado ao sol, esclareceu o investigador. “Em ambos os casos, demonstramos redução de danos e inflamações na pele. Assim, está a proteger a pele e repara-la simultaneamente. É uma reparação contínua”, disse o investigador

Mas o investigador também referiu que o creme também poderá ser usado para bolhas e feridas abertas.

Creme acalma o sistema imunológico

Os dois cientistas descobriram que o creme de melanina sintética, ao absorver os radicais livres após uma lesão, acalmava o sistema imunológico. O estrato córneo, a camada externa das células maduras da pele comunica com a epiderme. É a camada superficial, que recebe sinais do corpo e do mundo exterior. Ao acalmar a inflamação destrutiva nessa superfície, o corpo pode começar a curar em vez de ficar ainda mais inflamado.

“A epiderme e as camadas superiores estão em comunicação com todo o corpo”, disse Kurt Lu. “Isso significa que a estabilização das camadas superiores pode levar a um processo de cura ativa.”

Como funcionou a experiência com o creme

Os cientistas usaram um produto químico para criar uma reação com bolhas numa amostra de tecido de pele humana num prato. As bolhas apareceram como uma separação das camadas superiores da pele umas das outras. Verificaram que “estava muito inflamado, como uma reação à hera venenosa”, disse Kurt Lu.

Os investigadores esperaram algumas horas e depois aplicaram o creme tópico de melanina na pele ferida. Nos primeiros dias, o creme facilitou uma resposta imunológica, ajudando inicialmente a recuperar as enzimas eliminadoras de radicais da própria pele e, em seguida, interrompeu a produção de proteínas inflamatórias. Isto iniciou uma cascata de respostas nas quais observaram taxas de cura muito aumentadas. Isso incluiu a preservação de camadas saudáveis ​​da pele inferior. Nas amostras que não receberam tratamento com creme de melanina, as bolhas persistiram.

Kurt Lu explicou: “O tratamento tem o efeito de colocar a pele num ciclo de cura e reparação, orquestrado pelo sistema imunológico”.

A melanina pode proteger de toxinas, incluindo gases de nervos

Os dois cientistas estão a estudar a melanina como parte de programas de investigação financiados pelo Departamento de Defesa dos EUA e pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH). Isso incluiu considerar a melanina como um corante para roupas que também atuaria como absorvente de toxinas do meio ambiente, especialmente gases nervosos. Eles mostraram que podiam tingir um uniforme militar de preto com melanina e que ela absorveria o gás de nervos.

A melanina também absorve metais pesados ​​e toxinas. “Embora possa agir desta forma naturalmente, foi projetada para otimizar a absorção dessas moléculas tóxicas com a versão sintética”, disse Nathan Gianneschi.

Os cientistas estão à procura de tradução clínica e testes de eficácia do creme de melanina sintética. Numa etapa inicial, os cientistas concluíram recentemente um ensaio que demonstra que as melaninas sintéticas não irritam a pele humana.

Dada a sua observação de que a melanina protege o tecido biológico da radiação de alta energia, eles supõem que este poderia ser um tratamento eficaz para queimaduras na pele causadas pela exposição à radiação.

O trabalho promissor pode muito bem fornecer opções de tratamento para, no futuro, pacientes com cancro, submetidos à radioterapia.