MEO Sudoeste: Jimmy P atua dia 8 de agosto no Palco MEO

A música portuguesa é umas das apostas fortes do MEO Sudoeste, e a confirma-lo está a presença de Jimmy P que sobe ao Palco MEO, o palco maior da 23ª edição do Festival, no dia 8 de agosto.

MEO Sudoeste: Jimmy P atua dia 8 de agosto no Palco MEO
MEO Sudoeste: Jimmy P atua dia 8 de agosto no Palco MEO. Foto: DR

Jimmy P está confirmado para a Zambujeira do Mar, dia 8 de agosto, no MEO Sudoeste, onde deverá subir ao Palco MEO. Jimmy P nasceu na década de 80, filho de pais angolanos (o pai, Jorge Plácido, foi uma estrela do futebol) tem África a correr-lhe nas veias, algo que se nota na música que faz.

A passagem do pai de Jimmy por diferentes clubes fez com que bebesse de diferentes culturas e, consequentemente, também de diferentes géneros musicais. Viveram alguns anos em França, onde a influência do rap foi marcante, mesmo decisiva para o resto da sua vida.

Jimmy começa a assinar “Supremo G” e surgem as primeiras letras sobre as suas próprias experiências e ideias. Em 2005 lança “Ombuto – A Semente” com Crewcial. A partir dessa altura o hip hop e um percurso na música começaram a parecer uma inevitabilidade para Jimmy P. Nos anos seguintes editou singles, mixtapes, participou na coletânea “Rascunho”, produzida por Conductor dos Buraka Som Sistema, e colaborou com nomes tão importantes como Valete, Dengaz ou Bezegol.

O primeiro disco, longa duração, só chegaria em 2013. O “#1” surpreendeu o público e fez com que Jimmy P corresse o país de norte a sul. “FAMILY F1RST”, o segundo disco chegou dois anos depois, e o terceiro, “Essência”, veio logo a seguir também, em 2016. Com este ritmo frenético, o músico cumpriu a promessa de editar três discos em apenas três anos e afirmou-se como um dos grandes nomes do hip hop nacional. Neste som também há rock, reggae, r&b, entre outras sonoridades, revelando um dos artistas mais camaleónicos da música portuguesa.

E, entretanto, mais uma mixtape viu a luz do dia. “Alcateia” saiu em 2018 e conta com as participações de Loreta, Phoenix, Wet Bed Gang ou Agir. “ABENSONHADO”, o quarto disco, também está quase aí e já há pelo menos dois grandes singles para ouvir.