Mercado da Colômbia aberto aos fruticultores portugueses

Governo abre mercado da Colômbia à exportação de laranjas e de outras frutas nacionais. Até agora o Governo já abriu 55 mercados para 218 produtos, sendo 169 de origem animal e 49 de origem vegetal.

Mercado da Colômbia aberto aos fruticultores portugueses
Mercado da Colômbia aberto aos fruticultores portugueses. Foto: © Rosa Pinto

O Governo abriu o mercado da Colômbia para os fruticultores nacionais, para onde é agora possível exportar as produções de laranjas, ameixas, pêssegos e nectarinas. O mercado da Colômbia já estava aberto para pera e maçã. Os operadores podem a partir de agora exportar os frutos nacionais para um mercado com um potencial de 47 milhões de consumidores.

Até agora já foram abertos pelo Governo 55 mercados para 218 produtos, sendo 169 de origem animal e 49 de origem vegetal, referiu em comunicado o Ministério da Agricultura, e informou também que “está a trabalhar de forma intensa na abertura de 59 mercados, para viabilização da exportação de 276 produtos, sendo 225 da área animal e 51 da área vegetal”.

“A internacionalização é uma das prioridades da política do Governo”, indicou o Ministério da Agricultura, e acrescentou que a internacionalização constitui “um dos eixos mais importantes do reforço da competitividade do setor agroalimentar e da economia portuguesa, tendo em vista o aumento das exportações agroalimentares”.

“Para a exportação, previamente ao início das operações para países terceiros, é geralmente necessário estabelecer com as autoridades competentes dos países de destino as condições e requisitos fitossanitários ou sanitários que têm que ser cumpridas, quer pelos operadores económicos, quer pela autoridade competente nacional, na certificação dos produtos a serem exportados” esclareceu o Ministério da Agricultura.