Microbioma intestinal saudável pode prevenir infeções mortais em hospitais

Pacientes gravemente doentes internados em hospitais tem risco aumentado de adquirir infeções graves e de morte, por bactérias resistentes a antibióticos. Investigação mostra que um microbioma intestinal saudável previne as infeções mortais.

Microbioma intestinal saudável pode prevenir infeções mortais em hospitais
Microbioma intestinal saudável pode prevenir infeções mortais em hospitais. Foto: Rosa pinto

É conhecido que um dos grandes problemas para os doentes hospitalizados é a possibilidade de adquirirem infeções por bactérias resistentes a antibióticos. Estudo mostra que 20 a 50% de todos os pacientes gravemente enfermos contraem infeções potencialmente mortais durante sua permanência numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou no hospital depois de terem estado numa UTI – aumentando acentuadamente o risco de morte.

“Apesar do uso de antibióticos, as infeções hospitalares são um grande problema clínico que persiste como um grande problema para o qual não temos boas soluções”, referiu Braedon McDonald, médico de terapia intensiva do Foothills Medical Center (FMC), da Universidade de Calgary, no Canadá.

O médico acrescentou: “Abordamos a questão de um ângulo diferente. Observamos a defesa natural do corpo contra infeções para entender melhor por que algumas pessoas são mais suscetíveis a essas infeções mortais”.

O estudo envolveu 51 pacientes recém-admitidos na UTI da FMC. Os pacientes foram estudados durante a primeira semana de doença crítica aguda. A investigação mostrou que o microbioma intestinal e a imunidade sistémica trabalham juntas como um “meta sistema” dinâmico, no qual problemas com micróbios intestinais e disfunção do sistema imunológico estão associados a taxas significativamente aumentadas de infeções hospitalares.

“O sinal que vimos em nossa investigação é que uma família de bactérias, que vive naturalmente no intestino, parece ser importante para direcionar o sistema imunológico”, diz Jared Schlechte, primeiro autor do estudo. “No entanto, durante uma doença crítica, o microbioma é danificado, permitindo que essas bactérias comecem a assumir o controlo”.

O estudo publicado na revista Nature Medicine mostra que os pacientes que experimentaram um aumento anormal no crescimento da bactéria bloom corriam maior risco de infeções graves.

“Essa informação é importante porque nos dá um novo caminho para começar a pensar não apenas em maneiras de tratar infeções, mas também em um tratamento potencial para preveni-las”, referiu Braedon McDonald. “As descobertas sugerem que, se quisermos combater a infeção, não podemos apenas atacar isoladamente essas bactérias prejudiciais nem o sistema imunológico. Nós precisamos ter uma visão mais holística de como as coisas estão a funcionar.”

O investigador planeia lançar um ensaio clínico randomizado e controlado – baseado em uma abordagem de medicina de precisão baseada na terapia com probióticos e utiliza várias bactérias diferentes projetadas para atingir especificamente as bactérias identificadas no estudo. As pessoas que concordarem em participar receberão microbiomas modificados.

“O que estamos tentando fazer é restaurar o mecanismo normal que funciona quando estamos saudáveis ​​e aproveitar isso para ajudar a proteger as pessoas contra infeções”, esclareceu Braedon McDonald.