Militares ucranianos lutam contra os russos no Sudão

Forças especiais ucranianas lutam no Sudão contra os rebeldes apoiados pelo grupo paramilitar russo Wagner. A Guerra entre a Rússia e a Ucrânia também se desenrola em África.

Militares ucranianos lutam contra os russos no Sudão
Militares ucranianos lutam contra os russos no Sudão

O Sudão foi um dos países que em 2022, logo após a invasão da Ucrânia pela Rússia, terá fornecido armas a Kiev. No verão de 2023 o tenente-general Abdel Fattah al-Burhan, que Governa o Sudão, após Golpe de Estado em 2021, terá pedido ajuda ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, quando se encontrava sob ataque de rebeldes da oposição.

Como descreve o “The Wall Street Journal”, Kiev terá dado resposta positiva, tanto mais que os rebeldes sudaneses estavam a ser apoiados pelo grupo paramilitar russo Wagner. O grupo Wagner, também estaria envolvido na extração de ouro no Sudão.

A atual guerra Rússia – Ucrânia passou a desenvolver-se, também, em África, no Sudão, onde, como descreve o “The Wall Street Journal”, forças especiais ucranianas estão a utilizar drones e tecnologia de visão noturna para combater os rebeldes sudaneses apoiados pelo grupo mercenário russo Wagner.