Ministério da Educação dinamiza campanha “Ser Ativo em Casa” em tempo de COVID-19

Folhetos, brochuras e vídeos e um novo site do IPDJ com conteúdos para manter a atividade física, no dia-a-dia. O Ministério da Educação lança um desfio às famílias para divulgarem, em vídeo, as suas atividades físicas no âmbito da campanha “Ser Ativo em Casa”.

0
Ministério da Educação dinamiza campanha “Ser Ativo em Casa”, em tempo de COVID-19

Andar, correr, saltar, dançar, brincar, jardinar… O que importa é não parar! Num período em que milhares de alunos e famílias estão confinados ao espaço das suas casas, como consequência da pandemia Covid-19, é fundamental manter a atividade física, no dia-a-dia, lembra o Ministério da Educação (ME), numa preocupação com a saúde e o bem-estar de todos.

O Ministério da Educação, com a tutela do Desporto, criou um conjunto de conteúdos – folhetos, brochuras e vídeos – com recomendações, sob o lema #SERATIVOEMCASA, que divulga diariamente nos sítios da internet do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e do BEACTIVE Portugal, bem como nas páginas de instagram e facebook do “Ser Ativo Em Casa”.

As brochuras com recomendações genéricas e propostas de atividades e exercícios estão segmentadas por faixas etárias: dos 0 aos 5 anos, dos 6 aos 17, dos 18 aos 64, e ainda para pessoas a partir dos 65 anos.

Os vídeos estão divididos em dois grandes grupos – “Brincar em família”, destinado às crianças e jovens, e “Ser ativo não tem idade”, destinado a adultos independentemente da sua condição física, idosos ativos, idosos fragilizados e outras populações com outras limitações. Os vídeos resultam da parceria entre o IPDJ e a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa.

No caso do subtema “Brincar em Família”, e na impossibilidade de se fazer produção em estúdio, dado o contexto epidemiológico atual, estão a ser desafiadas várias famílias a produzirem os seus vídeos, com base numa lista de sugestões. A ideia é retratar a família em movimento dentro de casa, de forma lúdica e divertida, em dinâmicas que contribuam para a união e estabilidade afetiva, para o bem-estar físico e psicoemocional, através do movimento e de atividades de locomoção, expressivas, posturais, utilizando o espaço e os recursos disponíveis em casa.

Os primeiros vídeos podem ser encontrados nestes links:

(Brincar em Família);

(Ser Ativo Não Tem Idade).

A campanha #SerAtivoEmCasa conta ainda com parceiros do mundo do desporto e da sociedade civil, que aceitaram o desafio de partilhar vídeos a praticar atividade física em suas casas. Ver alguns dos exemplos:

https://www.youtube.com/channel/UCKe_G6nQ0TjE9BSjfukyQyw/videos

Auxílio no ensino a distância

Além da campanha #SerAtivoEmCasa, destinada à promoção de atividade física em todas as idades, o Ministério da Educação tem também procurado auxiliar, à semelhança do que tem feito com outras áreas disciplinares, o trabalho dos professores de Educação Física, neste quadro de ensino a distância. Para tal, compilou na plataforma FITescola um vasto conjunto de recursos, com material ligado à Aptidão e à Atividade físicas, aos Comportamentos Sedentários, à importância da Hidratação, os cuidados com a Nutrição e o relevo de todos estes fatores para a Saúde e Bem-estar (com destaques, folhas de facto e vídeos).

Além da compilação de Materiais Pedagógicos, compila-se um conjunto de informação específica com relevo para o momento atual: “Educação Física à distância de um clique”

(https://fitescola.dge.mec.pt/pagina.aspx?id=21), com exercícios que poderão ser feitos em casa (https://fitescola.dge.mec.pt/pagina.aspx?id=23).

Também o Desporto Escolar está a divulgar vídeos nas redes sociais para que os estudantes continuem ativos e a fazer exercício físico em casa.

Para todos – bebés, crianças, jovens, adultos e idosos -, a prática regular de atividade física apresenta um vasto conjunto de benefícios, desempenhando um papel fundamental na promoção da saúde, no reforço do sistema imunitário, na qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos.

Manter atividade física frequente ajuda à boa disposição, melhorando até o desempenho cognitivo, pelo que se assume como uma forte aliada de alunos, professores e das famílias.

Num contexto de isolamento e distanciamento social, manter uma atividade física regular assume-se como um desafio ainda mais relevante, pelo que a estratégia passa, sobretudo, por encontrar todas as oportunidades possíveis para interromper o comportamento sedentário, cumprindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde.

Novo portal do IPDJ

Em simultâneo com o lançamento da campanha #SerAtivoEmCasa, o IPDJ renova o seu sítio da internet. Lançado também esta sexta-feira, www.ipdj.gov.pt é o endereço deste novo portal – mais acessível, mais intuitivo, mais completo, mais navegável e mais interativo.

Este portal renovado reúne vasta informação relativa, por exemplo, aos inúmeros programas que o IPDJ desenvolve, bem como apoios e campanhas nas áreas do Desporto e da Juventude.

O novo portal do IPDJ é uma ferramenta que deve ser explorada, uma vez que se trata do maior veículo de informação oficial destas duas áreas (Desporto e Juventude), tornando-se especialmente relevante o seu refrescamento e apetrechamento neste momento que o país atravessa.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!