Ministério da Educação disponibiliza 100 mil computadores para escola digital

No 1º período letivo o Ministério da Educação vai disponibilizar 100 mil computadores no âmbito do programa “Universalização da escola digital”. O programa envolve um investimento total de 400 milhões de euros.

Ministério da Educação disponibiliza 100 mil computadores para escola digital
Ministério da Educação disponibiliza 100 mil computadores para escola digital. Foto: © Rosa Pinto

A primeira fase do processo de “Universalização da Escola Digital” já está em curso, referiu o Ministério da Educação, e inclui o acesso e a utilização de recursos didáticos e educativos digitais, e conta, já no 1.º período letivo, com a disponibilidade dos primeiros 100 mil computadores.

O fornecimento dos primeiros equipamentos tem como prioridade os alunos abrangidos por apoios no âmbito da Ação Social Escolar. Computadores com tipologia diferenciada por ciclo de ensino e acesso à internet por banda larga móvel.

O programa universalização da escola digital assenta em quatro pilares: equipamentos, conectividade, capacitação dos professores e recursos pedagógicos digitais.

O ME indicou que tal como consta do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES), a “Universalização da Escola Digital”, conta com um investimento total de 400 milhões de euros, que será feito de forma faseada, e que tem como objetivo alcançar todos os alunos e docentes das escolas públicas.

O Ministério indicou que deu início a um conjunto de diferentes iniciativas-chave com o objetivo de construir as várias vertentes do programa de forma sólida, incluindo:

Um diagnóstico do nível de competência dos professores que permitirá direcionar o programa para a sua formação e capacitação;

A formação de formadores que permitirá capacitar um elevado número de professores;

A criação de planos de transição digital para cada agrupamento de escolas;

A criação da figura do “Embaixador Digital” nos Centros de Formação (CFAE), com o objetivo de dinamizar a implementação dos planos de transição digital locais;

Um programa piloto de desmaterialização de manuais escolares.