Ministério da Educação integra no quadro mais 542 professores

Concurso externo do Ministério da Educação concluiu com a integração no quadro de 540 professores. Durante a atual legislatura foram vinculados ao quadro da Função Pública cerca de 8 professores.

Ministério da Educação
Ministério da Educação. Foto: © Rosa Pinto

As listas definitivas do concurso externo de professores acabam de ser publicadas pela Direção-Geral da Administração Escolar, onde se verifica que 542 docentes reuniram as condições para se vincularem à Função Pública.

O Ministério da Educação (ME) lembrou que ao longo dos quatro anos da legislatura do atual Governo foram vinculados cerca de 8 mil docentes aos quadros do Ministério, “quer através de vinculações extraordinárias, quer pela “norma-travão” revista, que passou a exigir apenas 3 contratos sucessivos, em qualquer grupo de recrutamento, para que os docentes possam vincular”.

“Tendo em conta o número excecional de professores vinculados no passado recente, em 2019 verifica-se uma diminuição do número de docentes candidatos a este concurso, tendo passado de cerca de 38 mil em 2018, para cerca de 34 mil este ano”, indicou o ME.

O ME lembrou ainda que “todos os candidatos admitidos ao concurso externo ordinário, e que não reuniram as condições para a vinculação, mantêm-se para o concurso de contratação inicial, cujas listas serão publicadas nos prazos previstos no calendário do concurso, bem como para as sucessivas reservas de recrutamento, ao longo do ano letivo”.