Ministro da Economia visita Angola para avaliar cooperação económica

Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, desloca-se oficialmente a Angola, dia 8 e 9 de julho, para reunião do Observatório de Investimentos. Em Luanda o ministro visita as empresas Petrotec e a Carnes Valinho e a Feira Internacional de Luanda.

Ministro da Economia visita Angola para avaliar cooperação económica
Ministro da Economia visita Angola para avaliar cooperação económica. Foto: © TVEuropa

O Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, inicia segunda-feira, dia 8 de julho, uma deslocação oficial a Angola, onde vai participar na 2.ª Reunião Ministerial do Observatório de Investimentos Portugal-Angola e Angola-Portugal, na sede do Ministério angolano da Economia e do Planeamento.

No encontro vai ser analisada a evolução da colaboração entre o Agência para a Competitividade e Inovação de Portugal – IAPMEI e o Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas de Angola – INAPEM. As delegações dos dois países vão também fazer um ponto de situação da cooperação entre a Agência para o Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (AIPEX) e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O encontro vai ainda permitir abordar os desenvolvimentos legislativos em Angola, a melhoria do ambiente de negócios e o desenvolvimento de parcerias público-privadas.

Da agenda da visita consta para o dia 8 de julho uma visita do Ministro Pedro Siza Vieira a empresas portuguesas, incluindo a Petrotec e a Carnes Valinho.

No dia 9 de julho, acompanhado pelo Secretário de Estado da Economia, João Neves, e pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, o Pedro Siza Vieira vai estar presente na inauguração da Feira Internacional de Luanda (FILDA 2019).

A 35.ª edição da FILDA 2019, que decorre de 09 a 13 de julho, em Luanda, tem como lema “Dinamizar o Setor Privado e Promover o Crescimento Económico” e vai acolher expositores dos setores do comércio, indústria, construção civil e equipamentos, petróleos, transporte e logística entre outros.

A organização da FILDA dedica o dia 10 de julho a Portugal, nesse dia vão estar presentes no evento o Secretário de Estado da Economia e a Secretária de Estado dos Negócios e da Cooperação, Teresa Ribeiro.