Ministro dos Negócios Estrangeiros faz visita oficial a Cabo Verde

Cooperação portuguesa em Cabo Verde e próxima presidência da CPLP são dois dos principais temas de agenda do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na visita oficial a Cabo Verde, de 29 a 30 de janeiro.

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros
Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros. Foto: © TV Europa

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, realiza, de 29 a 30 de janeiro, uma visita oficial a Cabo Verde, indica em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE). Na visita as cidades abrangidas são Mindelo e Praia

Augusto Santos Silva vai abordar com as autoridades de Cabo Verde questões de interesse bilateral, visitar projetos que envolvem o apoio da cooperação portuguesa e “para uma primeira troca de impressões sobre a próxima presidência da CPLP, que será assegurada por Cabo Verde.”

O programa da visita oficial inclui uma reunião de trabalho com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, a inauguração das obras de reabilitação do Liceu Gil Eanes e da Casa das Ciências e visitas às Escolas Portuguesas.

Da agenda consta que no dia 29 de janeiro a visita tem início no Escritório Consular português do Mindelo, a que se segue uma visita à Escola Portuguesa e ao Centro Cultural Português, e ao final da tarde Augusto Santos Silva inaugura as obras de reabilitação do Liceu Gil Eanes e da Casa das Ciências em Mindelo.

No dia 30 de janeiro a visita começa com um encontro de trabalho com Luís Filipe Tavares Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, envolvendo as delegações dos dois países, que do lado português integra o Presidente Instituto da Cooperação e da Língua, Luís Faro Ramos. Neste encontro está prevista a assinatura de um protocolo de cooperação de apoio ao Sector da Justiça em Cabo Verde em 2018, outro protocolo para a dinamização de Bibliotecas Escolares em Cabo Verde.

Ao início da tarde Augusto Santos Silva visita a Escola Portuguesa da Praia e inaugura a Mini ETAR do Palmarejo para Reutilização de Águas Residuais, obras realizadas com apoio da cooperação portuguesa.

A agenda oficial a Cabo Verde termina no dia 30 de janeiro no Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) onde o Ministro português dá uma conferência sobre ‘Língua e Diplomacia’.