Misk e myPolis vencem concurso da Comissão Europeia em Portugal

Projetos de aplicações móveis vencem o concurso da Comissão Europeia “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, em Portugal. Misk recomenda restaurantes em menos de um minuto e myPolis pretende melhorar a comunicação entre políticos e cidadãos.

Misk e myPolis vencem concurso da Comissão Europeia em Portugal
Misk e myPolis vencem concurso da Comissão Europeia em Portugal (ambas são aplicações móveis). Foto: Rosa Pinto

Os projetos ‘Misk’ e ‘myPolis’ são os vencedores do concurso de empreendedorismo promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal no âmbito do Concurso ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’ 2018.

O projeto ‘Misk’ foi distinguido com o Prémio ‘Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam’ e consiste numa aplicação que sugere restaurantes de forma imediata, a partir de recomendações de amigos e do perfil do utilizador.

A app ‘Misk’ permite organizar os restaurantes favoritos e imperdíveis em listas que se podem guardar e partilhar instantaneamente quando os amigos pedem dicas. Permite ainda descobrir espaços recém-inaugurados em cada cidade e região, descobrindo o que os amigos estão a recomendar e recebendo sugestões personalizadas com base no perfil de cada utilizador.

O projeto ‘myPolis’, distinguido com o Prémio Democracia Digital, é uma plataforma móvel que pretende um novo paradigma de participação política para o século XXI através da melhoria da comunicação digital entre políticos e cidadãos.

A aplicação permite que os cidadãos votem em propostas políticas e que lançar desafios para a comunidade, “criando um perfil de cidadania que incentiva a participação cívica dos cidadãos através de ‘gamificação’. A myPolis é um Software como serviço (SaaS, sigla em inglês) baseado na cloud, e para políticos locais. O software permite maior feedback do eleitorado e organização de orçamentos participativos.

O projeto configura-se numa plataforma que pode chegar à maioria dos municípios europeus que ainda não possui plataformas de participação cívica digital.

A edição de 2018 do Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” apostou em projetos e ideias de empreendedorismo de base tecnológica e digital, dando especial relevo a soluções e inovações capazes de reforçar a capacitação cívica dos cidadãos ao criar, pela primeira vez, o Prémio especial Democracia Digital. A seleção dos dois projetos premiados coube a um júri de especialistas, nomeado pela COTEC.

Este ano houve 67 equipas de empreendedores, provenientes de todo o país, candidatas ao concurso, de seguida o júri selecionou 12 equipas finalistas que participaram num processo formativo e de capacitação destinado a desenvolver os seus projetos e ideias de negócio.

A Representação da Comissão Europeia em Portugal lançou mais esta edição, que já é a quinta do concurso de empreendedorismo “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam”. A Comissão considera que é importante continuar a apoiar os empreendedores, capacitando e encorajando todos aqueles que querem desenvolver os seus projetos e ideias de negócio.

A Comissão pretende, também, “tirar partido de tecnologias e soluções digitais para suscitar e reforçar a participação cívica dos cidadãos e implicar os europeus no debate sobre as opções para a Europa do futuro.”