Mitos sobre exercício físico e dores na coluna

Campanha que esclarece mitos sobre exercício físico e dores na coluna assinala Dia Mundial da Coluna, 16 de outubro. Com 70% da população portuguesa a sofrer de dores nas costas, sendo uma das principais causas o sedentarismo.

Mitos sobre exercício físico e dores na coluna
Mitos sobre exercício físico e dores na coluna. Foto: © Rosa Pinto

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) está a promover uma campanha que tem como objetivo alertar para os principais mitos sobre a relação entre a prática de exercício físico e a saúde da coluna vertebral. A iniciativa tem lugar no âmbito do Dia Mundial da Coluna, que se assinala hoje, dia 16 de outubro, em que o mote deste ano é “Mantenha a sua Coluna Ativa”.

O presidente da SPPCV, Miguel Casimiro, referiu que procurou criar-se “uma campanha que tivesse como principal foco esclarecer a população sobre qual a importância do exercício físico para a saúde das nossas costas, e qual o seu impacto nas pessoas que sentem dores nas costas ou se encontram em recuperação de uma lesão na coluna”.

O neurocirurgião acrescentou: “Ainda existe a perceção de que a atividade física é prejudicial para a saúde da coluna quando existem dores e/ou lesões na coluna. Contudo, está comprovado cientificamente que o exercício físico pode ser bastante benéfico no alívio da dor ou até mesmo na prevenção da mesma, sempre que recomendado pelo médico”.

As dores nas costas atingem mais de 70% da população portuguesa, sendo um dos problemas de saúde mais prevalentes no país, e uma das suas principais causas é o sedentarismo.

A nova campanha da SPPCV vai decorrer durante os meses de outubro e novembro nas redes sociais da Sociedade e de diversas instituições públicas, como centros de saúde, unidades de saúde familiar e câmaras municipais.